TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscicologia

Trabalho Universitário: Pscicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  254 Visualizações

A Psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e processos mentais, partindo da sua descrição para a explicação desses comportamentos de modo a poder prever e controlar as respostas comportamentais

Tradicionalmente a psicologia foi referida como o estudo da Alma [ psiquê + logos = mente + conhecimento], mas tal levou a informações erradas baseadas na fé e crenças populares bem como ao surgimento da parapsicologia.

Como atingir o estatuto de ciência?

Esta a questão que se colocou nos finais do século XIX à Psicologia e que obteve respostas diferenciadas, levando diversos autores a definirem objectos e métodos específicos, consoante os problemas estudados.

Os caminhos possíveis para a Psicologia:

Estudar a consciência ou os comportamentos

Os comportamentos são inatos ou adquiridos

Estudar os factos isolados ou numa perspectiva de conjunto

A Psciologia, até Descartes, era apenas mais uma das áreas da filosofia. Descates representa a fase de transição, em que propõe que a psciologia tenha um objeto de estudo próprio e que tenha métodos de analise qualitativos e quantitativos.

Dessa forma, os critérios para a psciologia ser uma ciência é *objeto de estudo *metódos de analise.

Metódos diferentes são usados em estudos de diferentes áreas da psicologia, mas o seu objeto de estudo pode ser definido como a SUBJETIVIDADE, que é entendida como a síntese do mundo interior e exterior de uma pessoa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com