TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise basica

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

A psicanálise é um sistema de trabalho terapêutico criado por Sigmund Freud, este sistema visa estudar e observar aspectos fantasiosos, os sonhos, a interioridade do homem e os esquecimentos, como forma de estudo do próprio ser enquanto consciente e inconsciente.

A psicanálise é uma abordagem psicológica que pode ser vista por 3 aspectos diferentes, sendo eles o aspecto teórico, como método de investigação, e como pratica profissional.

Em uma visão teoria a psicanálise se caracteriza como um conjunto de conhecimentos sistemáticos sobre a vida psíquica e seu funcionamento. Já em uma visão como método de investigação, ela se caracteriza por um método interpretativo, que busca um significado daquilo que é manifesto através das ações e palavras sobre o inconsciente. A psicanálise como pratica profissional visa um tratamento psicológico pelo autoconhecimento.

Freud evoluiu tal sistema com o passar de suas experiências, uma vez que começou sua vida clinica com a utilização do método hipnótico, depois visou o método catártico, para só então desenvolver o método psicanalítico, que visa reconhecer que há uma força psíquica que se opõe à tornar consciente aquilo que é traumático, Freud denomina essa força de resistência.

As primeiras teorizações de Freud trazem 3 subdivisões da estrutura do aparelho psíquico, são elas, o inconsciente, que é o local constituído por aqueles conteúdos reprimidos caracterizado pela ausência de noção de passado e presente, o pré-consciente, que é marcado por conteúdos que apresar de não serem conscientes são acessíveis à consciência, e o consciente que é o aparelhamento que se caracteriza pela percepção, e que recebe informações do mundo externo e interno.

Após tal teorização Freud descobre a chamada sexualidade infantil, que se subdivide em quatro fases, sendo elas, a fase oral, fase anal, fase fálica que é seguida de um período de latência, para enfim chegar a fase genital. Tais fases de acordo com que se modificam geram uma nova zona de erotização.

Estas descobertas levaram Freud a fazer uma segunda teorização do aparelho psíquico, desta vez denominando as subdivisões em id, ego e superego. Onde o id é aquele que se movimenta pelo princípio do prazer, com as características do inconsciente, mas não se iguala a este; o ego é aquele que se caracteriza pelo princípio da realidade, busca reger o funcionamento psíquico, e tem como funções básicas a percepção, a memória, os sentimentos, e o pensamento; já o superego se caracteriza pela internalização das proibições dos limites e da moral.

Tal sistema se diferencia do primeiro pois apresenta uma visão mais integrada do sistema psíquico, observa-se, como exemplo, a presença daquilo que antes se definia como inconsciente nos três polos.

O texto apresenta também os mecanismos de defesa que buscam, principalmente, a proteção do aparelhamento psíquico através da exclusão de conteúdos indesejáveis. São exemplos deste gênero as espécies, recalque, formação reativa, regressão, projeção e racionalização dentre outros.

A psicanálise como forma de atuação busca se pautar na interpretação dos sonhos, atos falhos, e das associações livres. Busca a origem do sintoma tentando integrar conteúdo do inconsciente no consciente, procurando assim um autoconhecimento por parte do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com