TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise E Educação

Ensaios: Psicanálise E Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE FORMAÇAO EM PSICANÁLISE CLÍNICA

HIPNOSE E PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL)

CAROLLINE ROSA DA SIVA

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

Jequié/BA

2013

CAROLLINE ROSA DA SIVA

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina Psicanálise e Educação, ministrada pelo docente Josmar Barreto como parte integrante da avaliação.

Jequié/BA

2013

O funcionamento psíquico humano foi amplamente desvendado pela psicanálise e os conceitos psicanalíticos trouxeram um novo olhar para a criança e para a infância. Dessa forma, a importância do estudo da educação a luz da psicanálise torna-se uma importante ferramenta para professores, psicólogos e estudantes inteirados nessa temática. Isso nos faz negar a visão que muitos professores ainda tem sobre a criança, como um ser que só recebe as informações, sem conflitos, sem reeditá-las a partir da sua vivência cotidiana e refletir que por meio da psicanálise é possível visualizar novas maneiras de compreender a criança, desenvolvendo outras formas de educar e promover a educação, que contrastam fortemente com os princípios de que os maus comportamentos ou problema da personalidade são resultados de um pecado original e são apenas resolvidos por meio de uma disciplina severa que oprime, subtrai a espontaneidade e autonomia do sujeito.

Entretanto, pensar em uma ligação entre psicanálise e educação provoca um turbilhão de ideias e uma reflexão em relação a esta possibilidade. Apesar de esse dois campos terem objetos de estudo diferentes (a psicanálise- o inconsciente e o funcionamento psíquico e a educação- o conhecimento) podemos afirmar que o ato de educar está intimamente ligado com o desenvolvimento humano, especialmente do aparelho psíquico.

O psicanalista é o analista do professor, que pode buscar inspiração nele, não como um mestre da verdade, mas como um profissional que pode produz marcas subjetivas em seus alunos, para que os mesmos sejam capazes de construírem laços sociais. Isso nos leva a opinar que a escola é o local que garante a construção do psiquismo humano, que proporciona uma escuta frente a uma sociedade excludente.

Para a Psicanálise o conhecimento (a educação) está sempre permeado pelo desejo e para a educação o foco central dos problemas de aprendizagem quase sempre é centrado no aluno. Então, para que o professor possa dar conta de seu trabalho, ele deverá ser capaz de reconhecer a particularidade constitucional do educando, de inferir, a partir de pequenos indícios, o que está se passando na mente imatura daquele, de dar-lhe a quantidade exata de amor e, ao mesmo tempo, manter um grau eficaz de autoridade.

As maiores contribuições da Psicanálise com a educação em geral se dão através do estudo do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem, do estudo dos vários tipos de pensamento, da aprendizagem através dos processos de identificação e dos processos de transferência que ocorrem na relação professor- aluno. Isso me faz opinar que não significa que o professor deva assumir o papel de "analista“ na relação que estabelece com seus estudantes, aplicando-lhes o método psicanalítico para esclarecer o papel do inconsciente em suas vidas acadêmicas. É preciso então que o professor adote uma postura de "escuta clínica" para as demandas que seus estudantes depositem na relação que estabeleçam com ele, postura esta que pressupõe uma implicação-distanciamento, o que lhe possibilitará estar efetivamente co-presente na situação, sem perder sua especificidade e sua competência.

Para Freud, a psicanálise deve com seus estudos ajudar o educador na difícil arte de educar, missão quase impossível de ser realizada plenamente, pois o ser humano vive numa constante luta entre suas forças internas, regidas pelo princípio do prazer (id) e as forças externas que impõem juízos de valor (superego) sobre esses desejos. Isso me faz lembrar que cabe ao educador ajudar o educando a buscar esse equilíbrio na construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz, onde a escola pode proporcionar o desenvolvimento de todas as suas dimensões, alargando assim a capacidade do indivíduo buscar alternativo por si próprio e desenvolver o prazer de aprender.

Podemos dizer a partir dos textos lidos que uma grande contribuição da psicanálise à educação diz respeito à aprendizagem por identificação, pois mostra que através de modelos de pessoas que lhes foram significativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com