TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise de Jung e Heinch

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDAVI.

Rio do Sul, 23/11/2018.

Disciplina: Teoria e Técnica Psicoterápica em Psicodinâmica.

Professor André Moraes Souza.

Nome do(a) Aluno(a) 1: Juliana Aparecida Mazurek

Nome do(a) Aluno(a) 2: ___________________________________

Atividade de Revisão 3 (Em Duplas)

O objetivo desta atividade é desenvolver uma leitura crítica dos textos, salientando as questões mais importantes para a disciplina. Vale de 0 a 2,50 pontos. Boa atividade!

Questão 1 – Explique as idéias principais do PDF sobre Reich. Use no máximo 30 linhas. 1,25 Pontos.

        Reich era um jovem discipulo de Freud, que coordenou a sessão de técnica psicanalítica. Reich é uma figura muito simpática da história da psicanalise. Houveram divergências entre Freud e Reich, pois para Reich a libido genital não pode ser sublimada, apenas a libido pré-genital. O contato direto com o corpo do paciente, uso do toque, imposição de mãos, massagem. O paciente associa a partir dessa experiencia, de suas sensações.

        Wilhelm Reich trouxe uma inovação, que é psicologia corporal, com um olhar atento aos movimentos dos clientes, prestando atenção em como ele conta a sua história, a partir daí ele cria a análise do caráter, aonde ele passa conhecer características das pessoas, rompendo essas barreiras de inautenticidade, essas barreiras de defesa corporal que impedem o sujeito de ter essa relação mais espontânea, mais livre e mais problemática com o seu próprio desejo, o caráter fálico narcisista, o caráter oral, anal... para Reich esses caráteres precisam ser tratados antes da análise propriamente dita. Reich se inspira em um filósofo Frances que tinha uma teoria da relação de corpo e mente, assim relacionando isso com a libido e psicanalise e mais adiante na sua teorização com a vegetoterapia e orgônoterapia  ele vai tentar experimentar formas de cura, aonde a energia libidinal poderia ser recomposta por experiencias diretas com o que ele chamava do orgônio que é a energia vital, a energia cósmica primordial. Usando uma caixa de orgônio que era uma espécie de condensador da energia orgônica, uma espécie de acumulador.


Questão 2 – Explique as idéias principais do PDF sobre Jung. Use no máximo 30 linhas. 1,25 Ponto.

        Para Jung, a energia psíquica não é apenas a libido, além de não considerar o complexo de édipo tão importante, nem determinante para a formação do sistema neurótico. Ponto de vista de Jung sobre a vida psíquica: consciente, inconsciente e inconsciente coletivo. Os complexos são os padrões de emoções como lembranças, angustias e etc. Já os arquétipos é o leito do oceano, são emoções associadas a experiências como o nascimento e morte, infância e juventude, perigo externo.  

        O conceito arquétipo  de Jung é o que o diferencia da psicanálise, é um conceito de difícil entendimento, apesar da sua banalização como algo simples, o conceito foi desenvolvido a partir da observações que existem imagens formadas a partir da vivencia de cada um, mas tem uma estrutura semelhante, por exemplo: todos os seres humanos tem mãe e pai, então todos os seres humanos tem uma possibilidade de formar uma imagem de mãe e de uma de pai, colocando o inconsciente não como algo que foi desenvolvido durante a da sua vida pessoal, mas ao contrário, algo que é dado a priori. O arquétipo seria um padrão de comportamento também herdado, uma estrutura que possibilitaria o desenvolvimento de um comportamento, mas que vai ser preenchido, que vai ser atualizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com