TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Adulto Jovem

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO CICLO VITAL

ADULTO JOVEM

GOIÂNIA – GO

2019


PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO CICLO VITAL

ADULTO JOVEM

Trabalho para definição de nota da NP2 no 1° período do curso de Psicologia na matéria Psicologia Do Desenvolvimento Do Ciclo Vital, apresentado à Universidade Paulista.

Professor (a): Inês

GOIÂNIA – GO

2019

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo introduzir o aluno na pratica de planejamento e analise de filme; a fim de levantar informações a partir da observação de processos de desenvolvimento, para análise, descrição e interpretação, através do referencial teórico, estabelecendo relações entre os dados coletados e os processos psicológicos subjacentes. Aspectos a serem observados são mudanças físicas, cognitivas, psicossocial na fase Adulto Jovem.


1.           ADULTO JOVEM E ANÁLISE DE ASPECTOS EM FILME

O filme em questão a ser analisado foi “O homem que copiava” (longa-metragem brasileiro do ano de 2003), onde o ator Lázaro Ramos interpreta um humilde operador de copiadora que se apaixona pela vizinha e, para conseguir se aproximar da jovem, se transforma num falsificador de dinheiro.

 1.1. ANÁLISE DE ASPECTO FISÍCO

O primeiro estágio da vida adulta do indivíduo abrange dos 20 aos 40 anos. Neste período, os adultos estão no auge físico e cognitivo. Durante esses anos uma pessoa possui mais tecido muscular, mais cálcio nos ossos, mais massa cerebral, melhor acuidade sensorial, maior capacidade aeróbica e um sistema imunológico mais eficiente (BEE, 1997).Claramente vemos que André o personagem principal do filme, já na idade adulta está no ápice de seu desenvolvimento.

1.2. ANÁLISE DE ASPECTO COGNITIVO:

Logo no inicio do longa-metragem conseguimos perceber mudanças cognitivas devidas do inicio da fase Adulto Jovem, onde o personagem altera seu plano de vida que antes se tornar um grande jogador e passa a ter como foco apenas ganhar dinheiro, modelando assim seu projeto de vida. Segundo a Autora Diane E. Papalia em seu livro “Desenvolvimento Humano”, a maturidade psicológica depende de realizações como descobrir a própria identidade, tornar-se independente dos pais, desenvolver um sistema de valores e estabelecer relacionamentos e que alguns psicólogos sugerem que a entrada na vida adulta é marcada não por critérios externos, mas por indicadores internos como o sentimento de autonomia, autocontrole e responsabilidade pessoal.

1.3. ANÁLISE DE ASPECTO PSICOSSOCIAL:

No que se trata de aspecto psicossocial, Erikson (1976) diz que o indivíduo anseia e dispões a fundir a sua identidade com a de outros, estando preparado para a intimidade e tem a capacidade de confiar a filiações e ser fiel a elas, mesmo que isso implique sacrifícios e compromissos significativos. Ao longo do filme é notável a determinação do personagem principal para chamar atenção de sua amada, e assim conduzindo suas ações com o objetivo de conquistá-la até o final da trama.


CONCUSÃO.

Concluímos que na fase Adulto Jovem, relacionamento com outros indivíduos acaba sendo importante, pois é através disso que formamos nossa cognição e psicossocial, além disso, é importante se auto conhecer para criar sua própria identidade e responsabilidade pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com