TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Analítica Abordagem Psicanalítica

Por:   •  17/4/2020  •  Artigo  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Psicanalítica

Sigmund Freud afirmava que os nossos traumas teriam origem na nossa infância, considerava o consciente e o inconsciente, o inconsciente que é onde fica nossas dores, traumas ruins, Freud ajudava o paciente a trazer as coisas do inconsciente para o consciente com o objetivo de promover uma forma de amenizar o seu sofrimento. A estrutura de personalidade era composta pelo Id (prazer, instinto primitivo), Ego (concilia as forças do Id e do Superego com base na realidade e na consciência) e Superego (valor moral, julgar certo ou errado).

Freud falava que o interesse sexual conduzia o desejo de apreender. Concebe que o aprender precisa ser com o outro, quando o aluno coloca o professor em uma posição ele pode aprender com esse professor ou não, o aluno concede ao professor um poder de influência em um processo chamado pelo Freud de “transferência”. Transferência neste cenário de ensino-aprendizagem é quando o aluno concebe ao professor um papel de alguém com grande importância em sua vida, o aluno faz essa atribuição de maneira inconsciente e age perante ao professor com base nesta função que ele concede ao mesmo. O aluno irá agir e escutar o professor com base na função que ele concedeu ao mesmo inconscientemente.

Relação com o livro

Na escola da Ponte os alunos e os professores aprendem uns com os outros, quando um aluno tem dificuldade em algum assunto e outro aluno considera conhecer mais sobre esse assunto, quem conhece mais de um assunto ajuda quem tem alguma dificuldade.

Outra relação que podemos ver com a abordagem psicanalítica é que o aluno pode escolher o professor que se sentir mais confortável em tirar as suas dúvidas, e tem vários professores à sua disposição, ocorrendo assim o processo chamado de transferência.

Os próprios alunos criam regras de “direitos” e “deveres”, do que podem ou não fazer para o bom andamento da escola e quem desobedecer é submetido ao próprio tribunal que eles mesmos criaram, não podem fazer tudo que desejam.

Referencias:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/iniciacao-profissional/freud-e-a-psicanalise-psicologia-da-educacao/37939

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/11/freud-explica-entenda-sete-conceitos-basicos-da-psicanalise.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com