TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Comportamental

Casos: Psicologia Comportamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Para que o Brasil alcance o tão sonhado reconhecimento de ser um país de primeiro mundo é necessário que se invista em seu bem maior que é á educação. Pois só através da educação é que podemos hoje construir profissionais capacitados e lapidar o profissional do amanhã. Para que possam através deste ensino e lapidação em um futuro não muito longe gerir e melhorar a nossa Nação. Para que este sonho se torne realidade, é necessário que haja um planejamento estratégico para o cumprimento das principais leis da educação. Uma delas é a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que neste relatório vamos pesquisar a fundo, para esclarecer o colosso que é o sistema de Educacional Brasileiro.

Devido a este estudo mais criterioso e aprofundado a respeito das formas de gestão e execução deste sistema educacional brasileiro, deu-se então ao estudo e relatório destrinchando, analisando e estudando a respeito dos prós e contras relacionado ao Sistema de Educação Brasileiro.

ESTRUTURA DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DO BRASIL

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é formada pelos governos e repassada às escolas estaduais, municipais e particulares. O que torna a LDB uma só lei no âmbito federal, estadual, municipal e particular. Todas as instituições de ensino são controladas por ela, sendo assim formam subconjuntos de níveis de ensino tendo como base a lei 9394/96.

De acordo com o art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação nacional é composta por dois níveis escolares:

1 – Educação básica, que é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

2 – Educação Superior, que compreende os cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

A Educação Infantil é oferecida nas creches para crianças de até três anos de idade e nas pré-escolas que atendem crianças de quatro a seis anos de idade. De acordo com a recente alteração da Constituição Federal e da LDB determina que as crianças com seis anos de idade, passem a frequentar obrigatoriamente o Ensino Fundamental e que tem duração de nove anos. O principal objetivo do ensino fundamental é a formação básica do cidadão, incluindo o desenvolvimento da capacidade de aprender, ou seja, ler, escrever e contar. O mesmo acrescenta também ser necessário para o exercício pleno da cidadania: a compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

Já no Ensino Médio é a etapa final da educação básica, que tem duração mínima de três anos, terá a finalidade de preparar para o trabalho e a cidadania.

O Ensino Superior tem o objetivo de formar profissionais de diferentes áreas do saber, promove a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos. A formação prevê ainda, a associação entre teorias e práticas que inclui a capacitação em serviço e em aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e em outras atividades.

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

A União elabora o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. É de sua responsabilidade a coordenação da política nacional de educação, como também, articular os diferentes níveis e sistemas, exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

Os sistemas de ensino terão liberdade de organização nos termos desta lei, porém, a liberdade existe desde que seja seguido o que está contido nos princípios gerais da própria LDB.

O Município só poderá manter ensino superior, caso a educação infantil e o ensino fundamental esteja plenamente atendido pela Constituição Federal. A LDB também retrata a responsabilidade da escola e dos professores, no processo de ensino e aprendizagem, deixa claro à autonomia que a escola tem na elaboração e execução de sua proposta pedagógica, também assegura que o professor participe da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino que é uma inovação estabelecida pela LDB de grande importância. Vale destacar o inciso VII desse artigo na qual a escola deve informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, ou os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos. Há de se entender que um sistema integrado não significa perda de individualidade ou cultivo de regionalismo.

Em todos os processos de reforma da educação pelo qual o Brasil passou, foi a partir da década de 80 que a qualidade do ensino se estabelece como tema central, porém, apesar desse amplo ajuste no sistema educacional, um dos seus objetivos foi de atender as exigências do mercado de trabalho e isto deu um caráter de que a educação é um serviço que se compra e não um direito universal.

A educação não pode ignorar seu contexto político e econômico, mas acima de tudo não pode ignorar seu contexto social, não pode estar pautada em atender somente a um modelo econômico e nem estar a serviço dele, uma pedagogia de qualidade se estabelece em conscientizar que a escola não é uma empresa e que seus alunos não são seus clientes, mas sim, parte dela, baseado numa educação que se volta para cidadania e construção de valores, ele irá construir sua própria educação trazendo para o âmbito escolar seus saberes, tradições e direcionar seu próprio projeto de vida.

Devemos considerar também a influencia da política sobre a educação, com seus diversos mandatos governamentais. A cada governo um novo ministro, um novo secretário, e assim educação brasileira passa por diversas reformas governamentais em curto prazo. O Brasil investe pouco na educação. Com isso o setor público vem passando por uma situação degradante, funcionários da educação desestimulados, baixos salários e condições de trabalho precárias. A educação pública de qualidade é um direito da sociedade. No entanto as chances de que qualquer investimento na melhoria da educação possa ser efetivamente potencializado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com