TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sniff - Psicologia Comportamental

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  2.571 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

São Paulo

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Relatório apresentado à disciplina Psicologia Geral/Experimental, do curso de Psicologia da UNIP.

São Paulo

2014


RESUMO  

Este relatório tem por objetivo registrar através de observação o comportamento do um rato virtual Sniffy, o qual demos o nome de Chaves, o método de análise de comportamento utilizado é de autoria do teórico Behaviorista Radical B. F. Skinner. O experimento teve a intenção de aplicação de alguns conceitos descritos pelo autor, que são: O nível operante (NO), a modelagem, Reforço (CRF) e Extinção do comportamento. O objetivo do experimento é  fazer com que Chaves pressione a barra dentro da caixa de Skinner  em laboratório virtual para que seu comportamento sirva de contingencia para receber  alimento. Logo após a assimilação de tal comportamento, Chaves foi submetido à extinção, ou seja, seu comportamento de pressionar a barra não foi mais reforçado para que o animal recebesse alimento.
Além desses conceitos, tivemos na segunda parte do trabalho, o treino discriminativo, que se caracteriza pelos estímulos que são apresentados antes do comportamento e controlam sua ocorrência. Na sequência foi trabalhado o esquema de reforço por razão variável (VR), determinado por um reforço por número de respostas variáveis. A VR gera uma alta taxa de resposta. O organismo tende a se comportar com uma frequência muito alta, visando o maior número de reforços.

As experiências feitas verificaram como o indivíduo opera sobre o seu ambiente a partir de estímulos inseridos pelos experimentadores e sua resposta operante pode ser observada comprovando as contingencias subsequentes. É possível dizer que cada organismo possui uma história de vida, atua sobre seu meio e se comporta de determinadas maneiras devido ao seu condicionamento, tanto operante como respondente. Entender de forma clara como os organismos operam e emitem respostas de acordo com as modificações de ambiente é valioso para controle e previsão de eventos.

        

Palavras-chave: Sniffy o Rato Virtual, Comportamento; Condicionamento Operante.

ABSTRACT

This report aims to register through watching the behavior of a virtual mouse Sniffy, which gave the name Chaves, using behavior analysis method, by the theoretical Radical Behaviorist BF Skinner. The experiment was intended application of concepts described by the author, which are: The operating level, modeling, reinforcement and behavior extinction. The objective of the experiment is to make keys press the bar in the Skinner box in virtual laboratory for their behavior serve as a contingency to receive food. Soon after the assimilation of such behavior, Chaves was subjected to extinction, that is, their behavior press the bar was not strengthened to the animal received food.

The experiments verified as the individual operates about their environment from stimuli inserted by the experimenters and their working response can be observed proving subsequent contingencies. You can tell that each organism has a life story, acts on his environment and behave in certain ways because of their conditioning, both working as respondent. Understand clearly how organisms operate and send responses according to the environment changes are valuable for control and prediction of events.

Keywords: Behavior Observation; Operant Conditioning; Behaviorism; Skinner’s Conditioning Chamber, Siniffy the Virtual Rat; Reinforcement; Stimulus. Modeling; Extinction

SUMÁRIO

        

Resumo..................................................................................................................

Abstract.................................................................................................................

Sumário..................................................................................................................

  1. Introdução...................................................................................................

II. Método..........................................................................................................  

a. Sujeito........................................................................................................

b. Ambiente, materiais e instrumentos......................................................

c. Procedimento...........................................................................................

III. Resultados...................................................................................................

IV. Conclusão....................................................................................................

V. Referências Bibliográficas..........................................................................

VI. Anexos.........................................................................................................

  1. INTRODUÇÃO:

O Behaviorismo Radical de Skinner estuda o comportamento humano em relação do ambiente. A principal temática da abordagem behaviorista é, certamente, a observação; temos a análise e a intervenção na sequência. Através da interferência de quem aplica o experimento, é possível observar as mudanças do comportamento do sujeito. O ambiente é modificado, logo novos comportamentos emergem.

O programa virtual Sniffy Pro – o Rato Virtual foi utilizado como exemplo de que o comportamento pode ser controlado, modificado ou extinto. O presente relatório tem por intuito aplicar todo o conteúdo assimilado em sala de aula e no laboratório. O rato Sniffy Pró foi utilizado como sujeito, e outros materiais também fora utilizados como ferramentas de apoio: lápis, borracha, lapiseira, canetas, fichas de anotações, cronômetro, computadores, programa Word e Excel. As primeiras sessões perduraram por 15 minutos, nos quais os comportamentos enviados pelo rato virtual foram analisados e anotados em folhas separadas de registro.
    Após o término das sessões experimentais, os resultados foram analisados, calculando a frequência total de cada comportamento, e a taxa foi dividida pelo tempo de duração dos experimentos. Com os dados coletados, foram realizados gráficos que esquematizam os diferentes níveis de comportamento obtidos em cada sessão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (210.9 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com