TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Comportamental

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 5

1. RESUMO

Burrhus Frederic Skinner (1904 - 1990) desenvolveu teorias de comportamento humano, realizando estudos experimentais em animais afim de comprová-los. Trazendo os resultados obtidos em teorias sobre reflexos inatos na comparação dos animais com os seres humanos, sendo estes os componentes da filogênese tanto dos seres humanos quanto dos infra-humanos. Seus estudos tiveram êxito e foram cada vez mais aperfeiçoados, visto que se podia compreender o comportamento dos indivíduos atuais em meio as suas contingências apreendidas (condicionadas), na sua história de vida. Para Compreendermos suas teorias foram elaboradas experiências no laboratório de informática com o rato virtual Sniffy com codinome Stuart através do programa Sniffy Pro, realizando procedimentos de observação dos comportamentos emitidos pelo rato, tais como: pressionar a barra, farejar, levantar, limpar-se e comer, sendo eles registrados na folha de registro por meio de contagens cronometradas. Tendo como objetivo observar os comportamentos de Nível Operante, e posteriormente a realização de registros do condicionamento de comportamento por meio de associação do “som” emitido ao pressionar a barra (estímulo neutro) com a liberação de pelotas de alimento no comedouro. No registro do Nível Operante a duração do tempo se deu em 20 minutos e do Treinamento ao Comedouro em 38 minutos.

Palavras chaves: comportamento, nível operante, Condicionamento.

2. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta teoria revolucionária no campo da psicologia, relacionado ao comportamento inato por Watson (comportamento reflexo) e o apreendido e mantido pelas consequências por Skinner (comportamento operante). (Medeiros e Moreira, 2007).

Para Watson (2001), behaviorismo significava uma ciência do comportamento, para Skinner, behaviorismo radical não significa a ciência propriamente dita, mas o estudo das questões filosóficas que sustentam essa mesma ciência. O behaviorismo radical também é conhecido como Skinneriano, pois foi Skinner quem desenvolveu sua teoria, com base em seus estudos de laboratório.

Skinner (2003) desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner" como aparelho adequado para estudo animal. Tipicamente, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Um dos principais objetivos da Caixa de Skinner era introduzir estímulos logo após um determinado comportamento, para observar como os animais aprendiam a associar esses estímulos com o que haviam feito.

O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. (Moreira e Medeiros, 2007)

Um dos primeiros estudos referentes ao condicionamento operante foi feito por Thorndike, em 1898. Esse estudo introduziu o método experimental na investigação do comportamento animal na resolução de problemas. Tentava também explicar tais comportamentos em termos de associações entre estímulo e resposta, e as mudanças ocasionadas pelas consequências do comportamento (Keller e Schoenfeld, 1973).

A experiência consistiu primeiramente, na observação do sujeito em seu nível operante (NO), aquilo que ele fazia antes que passasse por qualquer manipulação, ou seja, antes de receber o reforço. Este registro é importante para uma comparação do antes e depois da intervenção com o reforçador. O nível operante é uma aprendizagem que um estímulo neutro passa depois do emparelhamento do estimulo incondicionado e elicia uma resposta reflexiva. (Moreira e Medeiros, 2007)

Tendo como objetivo relacionar os conhecimentos adquiridos na teoria com a prática, a fim de compreender o comportamento condicionamento e o processo de associação do som: sendo este um estímulo neutro e o alimento: um estímulo incondicionado.

3. Metodologia

3.1 Sujeito

O grupo utilizou no experimento um rato albino virtual de codinome Stuart.

3.2 Ambiente, materiais e instrumentos utilizados

A realização dos processos de experimentos foram efetuadas no contexto de uma sala de laboratório de informática composto de 29 mesas, 40 cadeiras, 26 computadores e uma lousa. Os programas utilizados para a realização do experimento foram Windows XP e o Software Sniffy Pro, sob a supervisão da professora Elaine Miranda.

Foi utilizado no experimento uma apostila com as instruções de uso do programa Sniffy Pro, folhas de registro para anotar os comportamentos do Stuart ocorridos no Nível Operante e Treino ao Comedouro. Foram utilizados como instrumentos para o alcance efetivo dos procedimentos, lápis, borracha, cronômetros, calculadora, um pen drive para fins descritivos e arbitrários na produção de relatórios concisos. Posteriormente, o programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com