TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Desenvolvimento

Monografias: Psicologia Desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  4.027 Palavras (17 Páginas)  •  2.345 Visualizações

Página 1 de 17

Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto, elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais idéias.

R:Sócrates estuda o limite entre homens e animais,aonde ele tinha como características a razão no qual o homem sobrepõe aos instintos com base na irracionalidades.Platão definiu a teoria de Sócrates dando um ‘certo lugar para razão” que seria a cabeça a partir daí a alma do homem se encontra neste lugar do corpo quando alguém morre o corpo desaparecia mais alma fica para ocupar outro corpo.Aristóteles já pensava diferente e foi referencia importante na historia ele achava que a alma e o corpo não se separava para ele serio o principio de tudo...

2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação. R:*Crescimento do capitalismo,*ciências avançada,*René descarte começa a postula a separação da alma e espírito,*Darwin derruba antropocentrismo,*surge estudiosos como Hegel*As artes evoluem rapidamente grandes pintores,escultores e escritores.

3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

R: define-o como a teoria do desenvolvimento do conhecimento em resultado de uma interacção com o meio. Piaget procurou determinar os processos de construção do conhecimento desde as suas formas mais elementares até aos níveis superiores, nomeadamente o conhecimento científico. Para Piaget o indivíduo não é um simples resultado do meio (tese behaviorista), nem é simplesmente determinado por princípios inatos (tese gestaltista). O seu desenvolvimento é determinado pela interacção entre factores internos (orgânicos, hereditários) e factores externos (meio). Nos primeiros meses de vida, o seu comportamento é determinado por reflexos inatos, mas depois as respostas são cada vez mais complexas, fruto de um processo de adaptação. Este processo embora tenha algumas etapas comuns a todos os indivíduos, não produz em todos os mesmos resultados. As mesmas coisas não têm a mesma significação para todos. O comportamento é uma resposta que varia em função da interacção entre a personalidade do sujeito e a situação. As idéias de Vygotsky acerca do desenvolvimento da linguagem escrita são bastante contemporâneas e estão estritamente ligadas às questões centrais de sua teoria. A linguagem escrita, assim como outras formas de linguagem, é construída socialmente, através da interação dos sujeitos entre si e com o mundo, em um processo contínuo. Vygotsky afirma que a escrita é um sistema de representação simbólica da realidade, a qual medeia a relação dos homens com o mundo. Para ele, a escrita vai além da dominação da grafia das palavras, ela é um produto cultural construído historicamente, e para adquiri-la a criança passa por um processo bastante complexo, o qual , ao contrário do que acreditamos, inicia-se muito antes da criança ingressar-se na escola. Dentro da perspectiva Vygotskyana, pode-se dizer que alfabetizar é mais que aprender a grafia das palavras. Aprender a escrever é construir nova inserção cultural, é aprender uma forma de interagir com o meio sob o qual está inserido. O presente estudo visa analisar como, segundo os estudos de Lev Semenovich Vygotsky, se desenvolve o processo de aquisição da linguagem escrita pela criança, assim como os fatores que influenciam e determinam esse processo.

4. Explique as principais contribuições da Psicologia quanto à compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.R:

5. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

R:

. b) Estruturalismo: é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações. que veio a se tornar um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia da matemática e a sociedade na segunda metade do século XX. Entretanto, "estruturalismo" não se refere a uma "escola" claramente definida de autores, embora o trabalho seja geralmente considerado um ponto de partida. O estruturalismo é mais bem visto como uma abordagem geral com muitas variações diferentes. Como em qualquer movimento cultural, as influências e os desenvolvimentos são complexos. c) Associacionismo: E positivista, atribuiu exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte do conhecimento e de formação de hábitos de comportamento. Assim as características individuais são determinadas por fatores externos ao indivíduo. Nesta abordagem, desenvolvimento e aprendizagem se confundem e ocorrem simultaneamente. d) Behaviorismo: Conhecido como comportamento ou conduta é o conjunto das teorias psicológicas que apresentam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das analisese e respostase com estímulos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. e) Psicanálise: é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologiasegundo Freud, médico neurologista austríaco, propôs este método para acompreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:A)um método de investigação da mente e seu funcionamento;B)um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;C)um método de tratamento psicoterapêutico.Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.Em linguagem comum, o termo "psicanálise" é muitas vezes usado como sinônimo de "psicoterapia" ou mesmo de "psicologia". Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela, ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo, e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com