TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Desenvolvimento

Resenha: Psicologia Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia do Desenvolvimento refere-se ao estudo do comportamento desde a concepção do ser humano até à sua morte, ou seja, o objecto de estudo desta disciplina são os diversos processos de natureza biológica, cognitiva, afectiva e social porque passa todo o indivíduo durante o seu período de vida (em termos genéricos trata-se do estudo e compreensão do processo de desenvolvimento humano nos seus variados domínios e dimensões).

O desenvolvimento:

"Refere-se às mudanças que ocorrem ao longo do tempo na estrutura, pensamento, ou comportamento de uma pessoa como consequência das influências biológicas e ambientais" (Craig, 1992).

(Por enquanto ficamo-nos apenas com esta breve definição, uma vez que mais adiante, no ponto 2.1., voltaremos a abordar o conceito de desenvolvimento e a perceber como se processa e que factores o influenciam).

Como se percebe, a Psicologia do Desenvolvimento ocupa-se do estudo e compreensão das diversas fases de vida do ser humano desde a concepção até à morte. Contudo, nesta disciplina, neste semestre, iremos focar a nossa atenção muito particularmente nas primeiras fases do ciclo de vida – infância e adolescência – que correspondem a etapas extremamente importantes do desenvolvimento humano (São, efectivamente, anos de grandes transformações: Tudo começa com uma simples célula fertilizada (óvulo - ovo), mais pequena que um "ponto final", que vai crescendo até se tornar num bebé, passando depois por diferentes fases sucessivas que vão da infância até à idade adulta).

(Efectivamente, o desenvolvimento na infância está relacionado com o desenvolvimento ao longo do resto do ciclo de vida. Em tempos passados, acreditou-se que o crescimento e o desenvolvimento acabavam na adolescência. Actualmente, a maior parte dos desenvolvimentalistas concorda que o desenvolvimento decorre ao longo de toda a vida. As pessoas continuam a mudar ao longo de toda a sua vida).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com