TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Psicologia Desenvolvimento Adulto e Maturidade

Por:   •  26/11/2017  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

Ética da Vida e o Envelhecimento – Totora, Silvana

- Envelhecer é sentido como perda, privação, na sociedade em que vivemos

- O incomodo da velhice incomoda todas as idades e não só os idosos, isso faz com que a ciência invista em meios de conservar a idade.

- O envelhecimento é dimensionado como questão de doença, a ciência investe em descobrir o dna responsável para que se possa controlar. Tratar o envelhecimento como doença, e esta como um mal, cria uma aversão a se tornar velho.

- Querer uma vida sem doença, dor e morte é dizer não a própria vida. Abrir-se com a vida é dispor-se a enfrentar todas as adversidades

- A Ciencia e o Estado tem como moral controlar a vida, investindo sobre os indivíduos e coletivos, domesticando suas forcas (disciplinar e controlar). Para garantir sua promessa de bem estar, segurança e felicidade

- Situar o velho na perspectiva de vida exige uma ruptura com os padrões e valores, um questionamento. Deve-se pensar na afirmação da vida, a vida não tem principio nem fim, o tempo vivido não se divide em fases (infância, adolescência, vida adulta e velhice)

- Envelhercer é uma experimentação aberta ao acontecimento. Não deve-se esperar nada, abrir mao do tempo (passado e futuro).

- Ética e moral pag 31

- Deve-se criar sujeitos éticos (pratica da liberdade) e estéticos (modo singular de existência) por meio da liberdade. Situar o velho numa dimensão não politica não dimensionada pelo direito e sim pela ética (cuidar de si).

- A ética da vida revela-se livre de ressentimentos ou culpas. Ser velho torna-se então um privilegio, de ter desfrutado de uma longa existência (e livre)

- O cuidado de si não tem a ver com conhecimento de si e sim com inventar, exercício de si consigo para com objetivo de transformar, produzir e atingir um certo modo de ser.

- A produção de um sujeito velho como forma de liberdade, confere ao velho um valor positivo. Em uma cultura que se valoriza excesso de prazeres e culto da felicidade com ausência de sofrimento, doença e dor, ser velho é privação. Se a vida consome um movimento linear e a morte é algo temido, ser velho se torna algo negativo

- Não se trata mais de abrir mao do corpo em favor do espirito (cultura crista)

e sim de produzir um corpo de estancar o envelhecimento.

- Uma ética afirmativa de vida implica em uma aliança com a vida liberta de valores morais, modelos ou justificativas de vidas transcendentes

Uma vida Etica: a arte de produzir bons encontros

- A moral codifica e regula as condutas, como base no dever (devo ou não fazer) e não no poder. O dever dita as condutas individuais e coletivas, traduzindo-se em leis ou normas.

- Moralizar a vida em termos de bem e mal, subtrai o poder de agir, degradando os indivíduos

Devir velho: uma nova ética

- Dizer sim a vida exige forca e a audácia de dizer não aos valores morais existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com