TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questinário de Psicologia - Desenvolvimento

Ensaio: Questinário de Psicologia - Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Ensaio  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 4

Questinário de Psicologia - Desenvolvimento

1º)Através de um exemplo demonstre a importância da maturação no desenvolvimento humano.

Como a maturação se refere ao crescimento de células, tecidos, músculos e órgãos.Um exemplo é que a criança não poderá caminhar antes que as estruturas musculares permitam tal atividade.

2º)Através de um exemplo demonstre a importância dos fatores ambientais no desenvolvimento.

Como o ambiente engloba todas as experiências vividas pela criança e oriundas do meio circundante: a educação, a influência dos pais, a alimentação, as doenças. Desta forma o ambiente pode interferir no processo de maturação.

3º)Como o ambiente pode afetar o desenvolvimento pré-natal?

Quando o feto é atingido por alguns fatores que o prejudicaram como a falta de uma boa alimentação da mãe, o fumo, as drogas, o álcool e o estado emocional da mãe.

4º) Conceitue trauma do nascimento.

Um parto difícil, em que o recém-nascido é arrancado com fórceps e após separado da mãe, é uma experiência traumatizante. Alguns fatores que poderiam traumatizar a criança no seu nascimento seria as luzes fortes e ofuscantes, barulho, corte imediato do cordão umbilical, tapa nas nádegas.

5º) Como se processa o crescimento físico, em que ordem ele ocorre?Explique.

Há dois princípios gerais que regem o desenvolvimento físico do recém-nascido. Primeiramente se constata que ele ocorre no sentido cabeça-pés. A cabeça o pescoço atingem a maturidade antes das pernas. O segundo princípio é o que o desenvolvimento ocorre no sentido centro-periferia, isto significa por exemplo, que a criança aprende a dominar os braços antes de aprender a dominar os dedos.

6º) O desenvolvimento das várias áreas (intelectual, emocional, social,física) são independentes? Explique.

Para que haja um bom desenvolvimento intelectual, emocional e social é necessário que o desenvolvimento físico saudável, pois, um desenvolvimento físico defeituoso pode afetar seriamente o auto conceito da criança e do adolescente e conseqüentemente marcar negativamente o desenvolvimento social, intelectual e emocional.

7) Qual o papel da mãe no desenvolvimento da criança?

Desenvolver uma segurança, auto-confiança que o acompanharão pelo resto da vida da vida da criança.

8º) Qual o papel do pai no desenvolvimento dos filhos?

O pai tem um importante papel no desenvolvimento de comportamento relacionado ao papel sexual das crianças, tanto do sexo masculino como feminino estudos comprovam que com a ausência dos pais muitos meninos mostram um padrão de comportamento tipicamente femininos em número maior do que os meninos que convivem com seus pais.

9º) Cite e explique os estágios de desenvolvimento segundo Erik Erickson.R

O primeiro é confiança x desconfiança que vai de 0 a 1 ano. Aqui a mãe é a representante da sociedade e dependerá da interação da mãe com a criança o surgimento de segurança, confiança ou desconfiança; O segundo estágio é a autonomia x vergonha e dúvida que vai de 1 a 3 anos de idade, onde acriança já caminha, corre, puxa, empurra, enfim, vive em movimento. e se isso ocorrer a criança desenvolverá o senso de autonomia, caso contrário a criança crescerá com vergonha e dúvida; O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com