TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento: Ciclo Vital

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PSICOLOGIA

TRABALHO DE ANÁLISE DE FILME

Psicologia Do Desenvolvimento: Ciclo Vital

Goiânia, 2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PSICOLOGIA

TRABALHO DE ANÁLISE DE FILME

Psicologia Do Desenvolvimento: Ciclo Vital

Trabalho elaborado para composição da nota NP2 da disciplina de Psicologia Do Desenvolvimento: Ciclo Vital do curso de Psicologia, com a orientação da professora:

Goiânia, 2017

INTRODUÇÃO

É chamado de meia idade o período vivido pelo individuo entre a maturidade e a velhice (40 e 65 anos). É comum associar esse período de vida à turbulências emocionais.

“Divã, o filme” é um filme nacional, dirigido por José Alvarenga Junior. Retrata a história de vida de Mercedes, que vai em busca de um psicanalista, pensando que sua vida era perfeita, mas durante o tratamento (quase três anos) ela percebe enormes insatisfações próprias.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Meia-idade

É a época da vida entre a maturidade e a velhice, aproximadamente entre os 40 e os 65 anos. Nesse período que começa a chamada “crise da meia idade”, essa é uma forma de descrever a insegurança sofrida por alguns indivíduos nesse período. Essa crise pode ser desencadeada por vários fatores relacionados com essa época da vida, como a morte dos parentes, casos extraconjugais, andropausa, menopausa, sensação de envelhecimento, insatisfação com a carreira profissional e saída dos filhos de casa. Normalmente, quem passa por isso sente uma enorme vontade de mudar seus modos de vida fazendo gastos exagerados com aquisições fúteis, abandonando o emprego ou terminando o casamento.  

Físico:

  • Envelhecimento biológico,
  •  Constituição genética.
  •  Problemas visuais e auditivos.
  •  Redução da sensibilidade do olfato e gustação.
  •  Redução da força e coordenação motora.
  •  Aparência. Pele menos firme, cabelos mais finos e grisalhos, aumento de peso

Cognitivo:

  • Pensamento maduro.
  •  QI costuma elevar-se assim como o vocabulário.
  •  Ocorre certa perda de memória, embora seja pequena.

Psicossocial:

Socialização e a adequação do indivíduo no contexto social que o rodeia.

REFLEXÃO SOBRE O FILME “DIVÔ

Mercedes, ao procurar por Dr. Lopes, psicanalista, diz não ter problemas e ter uma vida perfeita, e chega a questionar se não foi antecipada em procurar um analista.

Perdeu a mãe aos 8 anos, e se posicionou de forma surpreendente a todos diante a sua pouca idade. Em todas as sessões Dr. Lopes a questionava sobre sua mãe, visto que seus problemas atuais poderiam terem sido acarretados pela perca ainda quando criança. Professora de Matemática dava aulas particulares para ter tempo de se dedicar para seu hobby que era Artes plásticas, o qual ela achava que era sua verdadeira vocação. Dizia ser uma pessoa muito autoritária e racional.

Durante as primeiras sessões ela percebeu que seu casamento estava em crise, que a vida sexual dela e de seu marido Gustavo não estava mais ativa. Até que ela descobriu que estava sendo traída, porém ela aceitou viver com ele ainda, não achou que essa atitude de seu marido fosse erronia. Mercedes não se acha uma mulher atraente. Tem a auto estima abalada.

Ela se envolveu com Theo, que era irmão de sua aluna Mariana, em busca de um preenchimento, de se sentir importante, amada e foi isso que aconteceu. Só o que ela não esperava era que ele fosse conhecer outra pessoa, e abandonaria ela e ai foi onde ela se sentiu muito mal, sozinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com