TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Envelhecimento

Artigo: Psicologia Do Envelhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Texto do Goldfarb.

Segundo Goldfarb o aumento da população idosa vem acontecendo pelo aumento do progresso tecnológico, sendo que o que vem chamando a atenção é o uso de figura de linguagem para usar termos mais agradáveis para suavizar a expressão “velho”, pois esta causa um peso na nossa sociedade que falar na palavra velho já causa medo e rejeição.

Goldfarb diz que nas sociedades tradiocionais o velho era considerado uma figura de sabedoria, era este que ensinava aos jovens os valores, pois ele tinha o conhecimento, com o tempo isso foi se perdendo pois a sociedade foi ficando individualista em que o velho por ele não ser mais um reprodutor de vida nem de riquezas este nada mais vale, o ser velho somente remete a tudo que diz a inutilidade, à dor, à finitude e a morte. Sendo que a exaltação a juventude propõe um modelo desvalorizado o velho, anulando sua condição desajante bem como os seus direitos de cidadania.

O velho pode significar muitas vezes a perda da ilusão própria potencia, aceitar a pulsão da morte, pois a morte é sempre fugida por todos por isso a velhice é muito temida. Hoje podemos verificar que existem varias campanhas para que os idosos tenham uma qualidade de vida melhor, mostrando a eles que eles podem se divertir na velhice, existem programas de viagens que incentivam os mesmos a ir a passeios turísticos e de lazer, planos de saúde especiais, programas de aulas de ginásticas e vários grupos para que os idosos possam estar incluídos, pois assim eles se sentem importantes também na velhice.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com