TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Esporte

Artigos Científicos: Psicologia Do Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia do esporte

Dar aos atletas um respaldo psicológico é tão importante quanto lhes fornecer uma alimentação saudável feita por um nutricionista, por exemplo. O corpo físico e mental são duas faces de uma unidade que merecem a igual atenção. A psicologia do esporte é uma nova ciência do treinamento esportivo, que tem prestado importantes contribuições para a otimização da performance de atletas e equipes.

- O que é psicologia do esporte:

A Psicologia do esporte é o estudo científico dos fatores psicológicos que estão associados à participação e performance nos esportes, exercícios e outros tipos de atividade física. Essa área estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico.

- Objetivo:

Um dos objetivos do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico. Outra meta desses profissionais é também compreender como a participação dessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa neste ambiente esportivo.

- O psicólogo do esporte pode trabalhar através de diferentes elementos:

01) Pesquisa: A pesquisa na área é realizada com a intenção de desenvolver uma teoria da ação esportiva, estudando os procedimentos diagnósticos e investigando medidas adequadas de intervenção psicológica.

02) Ensino: O ensino tem como princípio básico a questão da comunicação, que acaba sendo a melhor forma de entender os mecanismos de relacionamento técnico/ atleta. Além disso, tem como finalidade, transmitir conhecimentos e capacidades psíquicas para a educação prática no esporte.

03) Intervenção: A intervenção é permitida apenas para os indivíduos com formação específica em psicologia. Funciona como um acompanhamento psicológico, buscando foco em uma meta específica que auxilia na orientação e direcionamento da regulação psíquica do atleta, o que proporciona o desenvolvimento da autoconfiança durante e após as competições.

- Áreas de atuação:

O psicólogo do esporte pode ter a sua atuação definida em dois campos: o educacional e o clínico. O psicólogo educacional se ocupa mais da análise de dinâmica de grupo, em atividades mais relacionadas ao ensino e à pesquisa, do treinamento mais pedagógico do que clínico; já o psicólogo clínico é aquele que faz psicodiagnóstico esportivo e pratica intervenções clínicas tanto individualmente no atleta quanto nos contextos grupais.

A psicologia do esporte pode ser aplicada de cinco formas:

01) Esporte escolar: Visa a análise e compreensão dos processos de ensino, formação e educação da criança. O psicólogo funciona como um mediador na relação e interação professor/alunos/pais.

02) Esporte recreativo ou de tempo livre: Busca o estudo e intervenção sobre a prática de atividades físicas desenvolvidas em tempo livre, visando a análise do comportamento recreativo dos grupos de diferentes faixas etárias.

03) Esporte de reabilitação: É voltada para a prática de atividade física esportiva para indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com