TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Esporte

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Do Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  2.198 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A Psicologia do Esporte juntamente com outros profissionais como educadores físicos, fisioterapeuta, médicos ,nutricionista buscam trabalhar o bem estar do indivíduo para que o mesmo possa buscar resultados, aumentar seu rendimento e bater recordes metas e superar limites, auxilia também a superar suas limitações internas.

O trabalho da Psicologia do Esporte é dar respaldo psicológico aos atletas. O papel do psicólogo é priorizar que o atleta dê seu melhor possível e que encontre o equilíbrio corpo e mente. Para compreender essas necessidades a prática da Psicologia do Esporte é feita dentro do habitat do profissional do esporte assim é possível compreender melhor suas necessidades e o universo do esporte.

A Psicologia do Esporte vem compor um aspecto denominado ciências do esporte que se compõe por disciplinas como Antropologia ,Fisiologia e Sociologia do Esporte. (RUBIO,1999)

BREVE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL E MUNDO

A Grécia Antiga é tida como o berço da Psicologia Esportiva, alguns filósofos como Aristóteles e Platão, especularam sobre o movimento por meio dos conceitos do corpo e da alma, por isto a Psicologia Esportiva se confunde com a Psicologia Geral devido a base filosófica.

Entre o século XVII e XVIII começaram os estudos aplicados no terreno da Psicologia ao Esporte, este estudo se aplicava sobre habilidades motoras e processos Físicos Fisiológico sendo entre eles a atenção e sentimento.

De acordo com Fitz (1897 apud VIEIRA et al,2010), ele declarou que a prática esportiva (jogar) era um meio de preparação para a vida pois proporcionava a oportunidade de julgar, ter habilidade de perceber as condições e de reagir rapidamente a um ambiente que vive em mudanças.O esporte permite o desenvolvimento de hábitos provocando mudanças no caráter, na obediência e disciplina.

No início do século XX começaram as discussões sobre o aspecto psicológico dos atletas no esporte. As publicações da época eram escritas por educadores, atletas e jornalistas, que não apresentavam suporte científico para analisar esta variável . Nesse período o sucesso de um atleta era atribuído ao controle emocional sobre o corpo.

Coleman Griffith foi o primeiro a criar um laboratório de Psicologia do Esporte , em 1925, isto lhe proporcionou o titulo de Pai da Psicologia do Esporte, Coleman tinha como objetivo investigar um conjunto de elementos psicológicos correspondente ao desenvolvimento no esporte, sendo estudado as habilidades motoras e variáveis da personalidade.

Ele criou vários testes e foi o primeiro professor de universidade a oferecer um curso de Psicologia do Esporte em 1923.A criação do laboratório de Griffith marca o início do período histórico entre 1920-1940 quando a Psicologia do Esporte, passou a se desenvolver na prática. ( VIEIRA et al, 2010)

Entre 1945-1964 Bruce Ogilvie e Thomas Tutko lançaram o livro Problem Atletes and how to handle them, este livro foi muito usado entre os técnicos esportivos e atletas, e devido a ele Ogilvie foi referenciado como o Pai da Psicologia Aplicada ao Esporte.(COX,QIU&LIU,1993 apud VIEIRA et al, 2010)

Em 1950-1980 a Psicologia do Esporte começou a construir a sustentação teórica, apesar das contribuições de Griffith foi nesse período que os estudos passaram a enfocar as características psicológicas tirando o enfoque da área comportamento motor. (Psicologia em Estudo,Maringá V.15, n°2,p394,abr/jun.2010)

Em 1986 é formada a divisão 47, nela se aprofunda na especificação e qualificação necessária para se tornar um psicólogo esportivo , nisto ficou claro a existência de duas Psicologias Esportivas a (educacional e clínica), reconhecendo que as duas eram necessária mas precisavam de certificação para atuar em seus campos.

A Psicologia Clínica cuida da acompanhamento e aconselhamento do atleta, psicodiagnóstico e técnica de treinamento mental.

A Psicologia Educacional ( ensino, motivação de grupos e desenvolvimento de pesquisas).

Em 1979 surge no Brasil a Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE), em 2006 surge aqui no Brasil a(ABRAPESP) por causa da preocupação em discutir e promover os estudos e práticas profissionais da Psicologia Esportiva no país. ( VIEIRA et al 2010)

PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL

No Brasil, é recente a história da Psicologia do Esporte. Uma breve revisão da Psicologia no Brasil, a partir da década de 30, informará acerca da formação e do conhecimento de Carvalhaes.

Em 1934, começa o período universitário da história da Psicologia Brasileira com a criação da Universidade de São Paulo. A partir daí, a Psicologia passou a ser disciplina obrigatória nos cursos de Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, e em todas as licenciaturas. Antes disso, constava apenas como disciplina opcional da Psiquiatria e da Neurologia. Foi característica dessa época, a vinda de professores estrangeiros, a formação de bibliotecas especializadas e, até, o surgimento de uma carreira profissional nessa área de conhecimento (PESSOTTI, 1988 apud HERNANDEZ 2011)

Nesta época surgiram uma séries de associações e sociedades de Psicologia. A primeira delas foi fundada em 1945 – Associação de Psicologia de São Paulo e em 1954 a Associação Brasileira de Psicólogos, com o objetivo principal era de trabalhar para o estabelecimento da Psicologia como profissão, onde alguns anos depois isto tornou-se uma realidade.

João Carvalhaes teve grande importância no avanço da Psicologia no Brasil. Tudo indica que sua relação com o esporte se deu através da modalidade boxe. Devido ao grande resultado de João Carvalhaes realizado com os árbitro da Federação Paulista, ele foi contratado em 1957 para aplicar a Psicologia nos atleta do São Paulo Futebol Clube, para também trabalhar como psicólogo, e com isso depois da derrota do Brasil na Copa do Mundo de Futebol de 1950 para o Uruguai e 1954 para Hungria, em 1958 João Carvalhaes foi contratado para trabalhar com a Seleção Brasileira de Futebol. (HERNANDES1992 apud SARMENTO 2006)

João Carvalhaes (JC) ou professor Carvalhaes, mais conhecido obteve registro profissional em dois campos, Jornalismo e Psicologia, nos ano de 1950 passou a ser mediado pelo esporte, no jornalismo se dedicava a publicar artigos sobre boxe, na Psicologia sua experiência profissional se inicia nas empresas direcionado-se para psicotécnica e seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com