TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Esporte

Trabalho Universitário: Psicologia Do Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

História da Psicologia do Esporte

Segundo (RUBIO, 1999) a Psicologia no Esporte teve seu início no século XX na Rússia e nos Estados Unidos.

No Estados Unidos começou com Coleman Griffith que criou o primeiro laboratório de Psicologia do Esporte na cidade de Illinois, ele é considerado pai da Psicologia do Esporte.

Seu objetivo era pesquisar os elementos psicológicos para o rendimento esportivo, criando testes para analisar as habilidades motoras, aprendizagem e reaçoes diversas.

Em 1960, atráves de pesquisas a Psicologia do Esporte adquiriu novas dimensões, e em 1965 foi estabelecida a sociedade internacional de Psicologia do Esporte, sendo destacada como uma resposta á necessidade do mercado, da civilização (RUBIO, 2000)

Os anos 70, foram marcado por sua legitimação, enfatizando os experimentos e a observação comportamental do atleta, destacandosse também o estudo da personalidade e os mecanismos internos.

A Europa Oriental, incluindo-se a Rússia, tambem teve um grande avanço nos últimos 60 anos e papel ativo em varias etapas de seleção , treinamento e preparação para competição (RUBIO, 2000)

A necessidade e preocupação vista pelos pesquisadores e profissionais de se pesquisar essa ciência era de ser considerado os aspectos emocionais dos atletas com um importante diferencial em grandes decisões. O que tem dado uma importante contribuição para melhorar a performance dos atletas e equipes.

Entre 1950 e 1980 quando se iniciou a construção á sustentação teórica, dando base as pesquisas, devido as diferenças culturais, cada país enfatizou diferentes aspectos da Psicologia do Esporte e do Exercicio.

O marco inicial da Psicologia do Esporte brasileira foi dada pela atuação e estudos de João Carvalhes, proficional com grande experiência em psicometria, foi chamado para atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital Paulista, onde permaneceu por aproximadamente 20 anos, estando presente na comissão tecnica da seleção na copa de 1985, quando conquistou o primeiro titulo mundial para o país na Suécia (MACHADO, 1997; RUBIO 1999; 2000).

Embora a Psicologia do Esporte já exista há aproximadamente 100 anos, no brasil ela só foi reconhecida como uma especialidade dentro da área da Psicologia em dezambro de 2000 e ainda é considerada uma novidade para todos os envolvidos no campo do esporte, pois ainda não há uma clareza de informações de como a psicologia pode ajudar no aumento o rendimento e na superação de situações adversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com