TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Comportamento

Trabalho Universitário: Psicologia E Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

TATIANE DA CRUZ COSTA

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO.

Camaçari

2013

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

TATIANE DA CRUZ COSTA

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO.

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob o acompanhamento da Prof.ª Claudia Regina de Oliveira Vaz Torres e da tutora Profª. Marilene Cerqueira Fernandes Liberato de Mattos Pellegrini.

Camaçari

2013

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

Questão 1- A partir das características e habilidades técnicas, cognitivas e comportamentais (perfil profissiográfico) que são desenvolvidas no seu curso (identifique o curso), construa um texto (12 a 15 linhas) sobre a importância do conhecimento psicológico para a sua formação.

Em seu texto, aborde os seguintes pontos:

- Conceito de subjetividade e identidade e sua importância nas relações sociais; (valor: 0,5)

- importância do conhecimento psicológico para vida profissional. (valor: 0,5)

O Serviço Social é uma profissão que regulamentou no Brasil em 1957, mas foi a partir de 1936 que começaram a surgir às primeiras escolas de formação profissional, entendida como política social com pratica assistencialista doravante em políticas publica.

Através da subjetividade que se contextualiza como fator pessoal e intimo, ou seja, mundo interno do individuo, onde o mesmo expressa suas emoções, sentimentos e pensamentos e a identidade que se caracteriza no papel do cidadão através dos conhecimentos e valores que são atribuídos ao longo da vida, findando na interação de outros grupos podendo perceber que o amadurecimento nos forma, e que diante de cada situação nos posicionamos para tal circunstância.

Entre tanto, os fatos relatados “subjetividade e identidade” percebesse que a importância do conhecimento psicológico para a vida profissional, se associa as questões e compreensões dos elementos e elaboração de modelos interventivos para a vida das pessoas.

O Serviço Social e a Psicologia são áreas que interligam o estudo da interação social, logo, se cria uma interdependência entre os indivíduos, buscando um encontro social para influenciar a inserção de cada grupo que vive a reciprocidade.

Questão 2- Como base no vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=hMYyN6HPLSk), explique a importância da liderança e da motivação nas equipes de trabalho. Fundamente a sua resposta. (valor: 1,0). O trecho do vídeo está disponível no Ava.

• Referências: Procurando Nemo; 93 minutos; Direção: L. Unkrich e A. Stanton. Estados Unidos, 2003. Filme 93 min. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=hMYyN6HPLSk. Acesso em 10 de agosto de 2013.

Com base nos vídeos apresentados liderança é ter controle, comando e autonomia diante de uma equipe ou individuo, a fim de atingir metais e objetivos específicos, pois se trata de trabalho em constante evolução, onde é através dos colaboradores que a missão ou a tarefa a ser cumprida alcança o sucesso em seu nível máximo.

Um bom líder estimula, cria estratégias, recebe sugestões e criticas, trata bem seus colaboradores, faz elogios, é humilde e etc, esses são alguns fatores a motivar a equipe a exercer suas atividades sem ficar fatigante, tornando essa percepção visível a cada funcionário que o seu empenho para com a empresa é mais que uma proliferação e comprometimento são um incentivo determinante para seu sucesso.

É importante liderar e motivar as equipes de trabalho, para obter resultados satisfatórios, descentralizando o “poder” através de uma gestão empresarial íntegra.

Questão 3- Analise: A coesão social está relacionada aos aspectos referentes à maior afinidade entre os membros da equipe. (valor: 1,0)

É correto afirmar que a coesão social está em maior conformidade entre os membros da equipe, pois o ser humano é um ser capaz de pensar, agir, sentir, se comunicar e interagir profundamente, com outros e em um conjunto de membros de uma coletividade, assim a coesão social representa um trabalho em proveito de uma igualdade de opiniões e vivencia de ordem social, onde se obtém excelentes resultados.

Questão 4 – Identifique e analise dois fatores que afetam a condição psicossocial do trabalhador (insegurança, retaliações, sobrecarga, intolerância à diversidade étnica, religiosa, etc; assédio moral, intimidação, desvalorização, falta de apoio, entre outros) (valor: 1,0).

O ambiente de trabalho tende a ser coerente com uma estrutura organizacional flexível, visando um patamar benéfico com melhorias a promover sua força de trabalho. Diante desse contexto o ambiente de trabalho deveria ser um lugar onde cada colaborador pudesse expor suas vivencias com bastante entusiasmo, mas nem sempre é possível, percebesse que os modelos e políticas de gestões ainda rastejam para mudar essa visão desacerbada.

A partir dessas informações identifiquei e analisei dois fatores que afetam as condições psicossociais dos trabalhadores, a primeira é a desvalorização que segundo Karl Marx “somos, ate aqui, resultado direto do modelo capitalista”, resultante desse paralelo a sobrecarga física e psíquica transforma a desvalorização do homem, pois antes existiam trabalhos manuais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com