TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Comportamento

Trabalho Escolar: Psicologia E Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 13

QUESTÃO 1_ A escravidão no Brasil deu-se início no século XVI,os escravos deixou um grande legado para o nosso país e com certeza tiveram um papel fundamental na nossa ecônomia, na composição da nossa cultura e em vários outros aspectos. Embora tenha sido livres através da abolição de 1888, no entanto a escravidão continua existindo e fazendo parte da realidade atual do país.

Infelizmente não podemos afirmar que a escravidão no Brasil é um assunto superado. A abolição de 1888 foi fundamental para que no Brasil reconhecesse como ilegal que uma pessoa exercesse o direito de dominio em relação a outra. Apesar do problema se manifestar de outra forma, infelizmente ainda existe a escravidão no Brasil. A escravidão atual ainda tem muito haver com a do passado,relaciona-se a fatores ecônomicos e culturais. E esses dois fatores mostra como o poder público do nosso país não desenvolve políticas suficiêntes favorecendo os pobres e excluídos, desde aquela epoca até os dias de hoje a desigualdade e exclusão social é evidente em nossa sociedade.

De acordo com com diversas fontes,milhares de brasileiros atualmente estão vivendo essa triste realidade.Homens, mulheres, jovens e crianças estão condenados a uma situação de escravidão "moderna". Pessoas que são tratadas como animais,em condições deploráveis em fábricas fechadas, minas, carvoarias etc. Muitos são iludidos com promessas falsas de bons salários e deslocam-se de suas cidades de origem para outras localidades distantes. Onde os empregadores os lhes vendem produtos(Vestuários e alimentos)por alto preço, obrigando-lhes a trabalhar para manter-los presos.

Ampliando esse assunto de acordo com estudos, acredita-se que há algumas situações que levam a existir esse grave problema em nosso país, ou seja, as causas principais: a falta de alternativas de renda, a grande quantidade de terras nas mãos de poucos, a razão da pobreza e da baixa escolaridade entre outros. Se fomos comparar o Brasil colonia e imperial a nossa realidade atul ,não se difere tanto, as causas é basicamente a mesma só que em épocas diferentes. Os poderosos oprimindo os menos favorecidos ,a desigualdade social(o contraste da riquesa e da pobresa),a discriminação racial e social etc.

Enfim, acredito que os governantes estão tomando boas medidas para o fim da escravidão. Apesar de haver vários fatores que assemelham-se com aquela época, o país está progredindo, como a economia vem sendo consolidada, indústria, agronégócio, petróleo e combústivel fortalecidos deixando assim de ser um país sub-desenvolvido, embóra não há uma evidências de resultados visíveis,e infelizmente a desigualdade é ainda um grande problema em nossa nação, mas é necessário se ter otimismo e acreditar em um futuro melhor para todos. Há mudanças que está sendo feitas, como contrução de moradias, que através disso, reduziu o numero de trabalho escravo, a educação que tem papel importantissimo para esse progresso, milhares de pessoas já foram matriculadas, reduzindo assim o numero de analfabetos, o crescimento do ensino médio, profissionalizante e superior. É de suma importância que as autoridades continue tomando essa e outras medidas necessárias para acabar com a escravidão, eliminar a desigualdade e mudar essa realidade em nosso país.

QUESTÃO 02: De acordo com Weber a sociedade pode ser compreendida a começar do conjunto das ações individuais.

Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz,se orientando pela ação dos demais. A ação social só existe, quando algum tipo de comunicação o individuo tenta estabelecer. Apartir das suas relações com os outros.

Quatro tipos de ação social fundamentais foi estabelecida por Weber.

1- Ação Tradicional: É aquela determinada por um hábito arraigado ou costume sociais.

Um exemplo é os hábitos arraigados e costumes familiares.

2- Ação Afetiva:É aquela motivada por afetos ou estados sentimentais.

Tais como: orgulho, medo, paixão, inveja, vingança entre outros. Atitude irracional ocasionado por sentimentos. Um exemplo é a atitude de um pai que salva seu filho.

3- Racional: É uma ação orientada por um fim determinado. A escolha dos melhores meios para se chegar ao fim imaginado. Como por exemplo, um estudante que busca através dos estudos (MEIOS), alcançar seus sonhos e objetivos (FIM DETERMINADO).

4- Racional orientada por valores: Determinada pela crença consciente num valor considerado importante, numa conduta específica, onde independe do êxito desse valor na realidade.

Um exemplo é o dizimo dado pelos fieis de uma determinada igreja,pois eles não pensam para onde está indo este dinheiro, mas mesmo assim o dar por questão de valores religiosos.

Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as normas sociais e regras como exteriores aos indivíduos.

Para Weber as regras sociais e normas é o resultado do conjunto de ações individuais. No seu ponto de vista o método deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade.

QUESTÃO 3__ Apesar dos fundamentos da constituição sobre o bem comum,direitos de todos de uma forma igualitária e deste modo o prevalecimento do coletivo sobre o indivudual, infelizmente a igualdade continua sendo um sonho distante,existente só no papel. É de suma importância descobrir os mecanismos que gera a desigualdade.Acredito que um dos grandes fatores da desigualdade é o capitalismo e sua propagação ideologica,onde o cidadão é visto apartir de seu poder produtivo,partindo desse principio, falar em igualdade está cada dia mais difícil. Pois o capitalismo é com certeza um dos fatores fudamentais para a desigualdade. Mas existem vários outros fatores que ingloba essa realidade, como a questão cultural,educacional entre outros. É fundamental que haja uma ocupação maior para essas questões, e atentar com maior diligência quanto a discriminação racial que também contribui para as desigualdades sociais.É inaceitável que após tantos avanços na sociedade,tanto materialmente como intelectualmente falando, ainda haja traços de comportamento tradicional adquiridos a muitos anos atrás,trazendo uma constante regressão social quando se trata da valorização dos seres humanos,impedindo o mesmo de crescer em uma sociedade que se constitui "igualitária".

Fonte: PORTAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com