TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E O Ser Humano

Ensaios: Psicologia E O Ser Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  237 Visualizações

A psicologia é o estudo comportamental do ser humano, e a biomedicina é a interface entre a biologia e a medicina, ambos podem possuir o status de ciência no momento em que definem o seu objeto de estudo de forma científica. O pesquisador deve saber coletar os dados de forma sistemática, afim de não perder nenhum dado relevante, ou seja, quanto maior a quantidade de informações mais fidedigna será a pesquisa (caso estejamos pesquisando uma possível interação medicamentosa de um individuo, temos que saber a idade, sexo, inicio do tratamento, fármacos que foram utilizados no período anterior ao inicio dos sintomas e durante os sintomas, sintomas..), avaliar quais dados obtidos são relevantes, analisar e deferir conclusões de maneira que possa ser divulgado e que favoreça uma possível réplica da pesquisa.

Ao trabalharmos num hospital, o biomédico e o psicólogo estarão lidando diretamente com uma equipe multidisciplinar em que ambos devem estar engajados para obter o mesmo resultado: o bem-estar do paciente. Nem sempre estas duas profissões estão lado a lado no ambiente de trabalho, entretanto, é necessário que o biomédico tenha a calma do psicólogo para conferir um exame e o psicólogo tenha a perspicácia de um biomédico para escutar o seu paciente.

A biomedicina é uma profissão consideravelmente nova e desconhecida perto da psicologia, mas cabe ao biomédico perder o status de bioquímico/geneticista e tentar ser conhecido mais nos seus outros campos de atuação tal qual o psicólogo fez.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomedicina

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com