TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Em EST

Artigos Científicos: Psicologia Em EST. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1 – Quanto aos aspectos psicológicos e psicodinâmicos do trabalho, sabemos que a psicologia faz parte do cotidiano e, em certa medida, do senso comum mas, ela é uma disciplina cientifica e possui seu objetivos de estudo que pode ser o comportamento humano, o inconsciente e a personalidade.

Julgue Verdadeiro ou Falso e assinale V ou F, respectivamente. Justifique as suas respostas falsas:

1.( ) ( Falso ) A subjetividade inata é a maneira de sentir, amar, pensar, sonhar e fazer de cada um.

Justificativa: A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai

vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas. A subjetividade não é inata porque ela precisa da vivência do mundo externo para ser construída. E

essa construção é feita aos poucos, enquanto o indivíduo modifica o mundo exterior, constrói sua subjetividade (em seu interior). Portanto, não poderia ser inata ao homem.

2.( ) ( Falso ) Allport (1966) definiu personalidade como uma organização dinâmica dentro do indivíduo daqueles sistemas psicológicos que determinam seus ajustamentos únicos ao seu ambiente.

Justificativa: Ele definiu como daqueles sistemas psicofísicos. Os diferentes traços que compõem a personalidade são: características físicas (biológicas), psíquicas (psicológicas) e socioculturais.

3.( ) ( Verdadeiro ) São características que compõem a personalidade: as físicas, psíquicas e sócio culturais como influência do patrimônio biológico e meio ambiente.

Justificativa:

4.( ) ( Verdadeiro ) Segundo a psicanálise, as instâncias psíquicas e sua dinâmica são elementos que constituem a personalidade de um indivíduo. Essas instâncias são denominadas ID, Ego e Superego.

Justificativa:

5.( ) ( Falso ) São mecanismos de defesa do ego: a negação, projeção, sublimação e isolamento, para não proteger das pulsões do ID.

Justificativa: Para se proteger das Pulsões do Id e das exigências do Superego o EU lança mão do mecanismo de defesa:

6.( ) ( Verdadeiro ) Quanto ao conhecimento das relações entre o trabalho e a saúde mental, se o trabalho leva ao sofrimento e ao adoecimento, esse mesmo trabalho pode constituir-se em uma fonte de prazer e de desenvolvimento humano.

Justificativa:

7.( ) ( Falso ) Para a psicodinâmica do trabalho, se o sofrimento é da ordem coletiva, sua solução é da ordem singular. É fundamental que se crie o que o autor chama de espaço público, com a possibilidade do sofrimento emergir e sua solução ser pensada por todos.

Justificativa: O sofrimento é da ordem do singular, sua solução é coletiva.

8.( ) ( Falso ) As mudanças no mundo do trabalho incrementam novas políticas de seleção de pessoal. No novo paradigma foi acrescido o saber, ser e conviver relações interpessoais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com