TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Experimental II Atividade de Laboratório

Por:   •  14/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE IBIRAPUERA

Trabalho Psicologia Experimental II

Atividade de Laboratório

Edma Coimbra

Erika Galdino

Paulo Costa

São Paulo

2013

Sumário

Introdução         3

Método        4

Resultados         7

Bibliografia        8

  1. Introdução 

        O ínicio da Psicologia Cientifica considera-se a partir da criação do  primeiro laboratório de Psicologia na Universidade de Leipzig na Alemanha, em 1879, por Wilhelm Wundt.

        A partir da descoberta do reflexo aprendido por Ivan Petrovic Pavlov, fisiologista russo, que ao estudar reflexos biologicamente estabelecidos (inatos), observou que sujeitos experimentais (cães) haviam aprendido novos reflexos. Este tipo de condicionamento se define como a associação de um estímulo considerado neutro (sem nenhuma função) com outro estímulo incondicionado, que através da repetida união com o mesmo se torna capaz de eliciar a resposta reflexa, resultando assim na aprendizagem (MILLENSON, 1975) denominado condicionamento Pavloviano ou condicionamento clássico.

        B.F. Skinner,1930, através de métodos rigorosamente científicos, publica o artigo denominado por ele como Análise Experimental do Comportamento sobre comportamento de ratos brancos e sua alimentação.  Os experimentos consistiam em  treinar pequenos grupos de pombos ou ratos privados de comida para bicar uma chave ou pressionar uma barra. Sempre que o animal emitia a resposta desejada ele recebia alimento (reforço). Skinner acreditava  que  descobriria as leis básicas do aprendizado operante.

        Segundo Skinner, o comportamento operante, é o comportamento que produz conseqüências (modificações no ambiente), e essas conseqüências podem influenciar o organismo, dando-lhe possibilidade de alterar sua freqüência de emissão.         

        Verifica-se que o condicionamento, operante se ocupa das relações entre o comportamento a ser aprendido e suas conseqüências, isto é, depende de um estímulo  e uma resposta, já o condicionamento clássico depende de um pareamento de dois estímulos.

                Só existe uma maneira de comprovar a veracidade de uma teoria, aplicando  o teste empírico. Os alunos do terceiro semestre da universidade Ibirapuera, da disciplina  Psicologia Experimental II, buscam vivenciar as teorias citadas acima no laboratório da universidade, através da prática de modelagem e o reforço contínuo da resposta de pressão a barra utilizando o sujeito experimental (rato albino).

  1. Método

Sujeito e Ambiente:

        Todos os ratos são albinos, machos, da raça Wistar, com aproximadamente 3 meses de idade no início do experimento. Encontram-se no biotério do laboratório de Psicologia Experimental, em uma caixa de armazenamento juntamente com outros quatro ou cinco ratos da mesma espécie, são acomodados em gaiolas numeradas, contendo a descrição do número da caixa,o sexo, e a idade. Posicionados em uma estante de ferro.

Equipamentos

        Temos a sala de experimentação e em cada mesa de trabalho existe uma divisória para manter a privacidade e evitar interferência no experimento. Existe também em cada mesa, uma caixa de Skinner da marca: Controle-EP100 Insigtht(Pesquisa e ensino), uma luminária para melhorar a visualização do aluno.

        Os alunos utilizam nas aulas práticas, a caixa experimental, também conhecida como: Caixa de Skinner, para a realização dos experimentos, pois em seu interior encontra-se uma barra que, quando pressionada faz com que o bebedouro libere uma gota de água para o rato. Também é usada a caixa de armazenamento (onde o rato fica enquanto não há experimento) e uma caixa de transporte, utilizada para transportar o sujeito da caixa de armazenamento para a caixa de Skinner.

Caixa de armazenamento: caixa de poliprolineno com tampa aramada, alojada no biotério possui 17 cm de altura, 33 cm de largura e 39 cm de comprimento.

Caixa de transporte: caixa pequena de poliprolineno com medidas de 12 cm de altura, 17 cm de largura e 29 cm de comprimento.

Caixa de Skinner: caixa de metal com frente com vidro transparente para a observação do sujeito. Possui estruturas apropriadas para diferentes experimentos com o sujeito: piso composto de pequenas barras metálicas que podem ser utilizadas nas práticas que envolvem aprendizado através de choques, uma lâmpada, um bebedouro e uma pequena companhia. Há um painel que coordena diferentes funções como colocar no automático depois que o sujeito aperta a barra sozinha.

        O espaço e o mobiliário juntamente com os números dos equipamentos são suficientes para os alunos, pois ficamos subdivididos para as aulas de laboratório contendo de dois a três alunos por experimento.

        A iluminação é artificial com lâmpadas fluorescentes.

        A ventilação é através de ventiladores e também pelos vitrôs. Dentro do Biotério existem um ventilador e dois exaustores que são automáticos, no que facilita a ventilação noturna para os animais. Existe também um aquecedor, para ser utilizado nos dias mais frios, aquecendo o ambiente de forma adequada para os ratos. Os exautores automáticos auxiliam a saída de odores do ambiente. Existe uma pia com triturador, onde os detritos são dissolvidos, facilitando a limpeza antes e depois dos experimentos. Nós alunos usamos avental, luvas sapatos fechados que são obrigatórios.

        Também tem dois extintores de incêndio que são devidamente posicionados segundo a orientação do corpo de bombeiros e submetidos á manutenção periódica.

        O laboratório conta com o seguinte pessoal de apoio: Um bioterista, cuja função básica é: alimentação, saúde, higiene e privação dos ratos, além de apoio do professor em aula prática. O bioterista é devidamente vacinado. Não é permitida a entrada de estranhos no biotério

        O reforçador utilizado foi a água, e por isso o rato foi privado de água por no mínimo 24 horas para que fosse possível a realização do experimento.No entanto, todos eles têm água e ração a disposição na caixa de armazenamento,onde ficam o tempo que não está sendo utilizados nos experimentos.Essa caixa contém serragem e é coberta por uma grade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com