TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Forense

Dissertações: Psicologia Forense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  3.844 Palavras (16 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 16

PALOMA NOVAIS

PSICOLOGIA FORENSE

PATO BRANCO – PR

NOVEMBRO/2013

PALOMA NOVAIS

PSICOLOGIA FORENSE

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Metodologia Da Pesquisa do II período do Curso de Psicologia da Faculdade de Pato Branco - FADEP.

Professora: Esp. Camila Ramos.

PATO BRANCO-PR

NOVEMBRO/2013

Sumário

1. INTRODUÇÃO 5

2. OBJETIVOS 5

2.1 OBJETIVOS GERAIS 5

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 5

3. MATERIAIS E METODOS 6

4. REFERENCIAL TEORICO 6

4.1 TRAJETÓRIA E INFLUÊNCIAS DA PSICOLOGIA 6

4.2 INSERÇÃO DA PSICOLOGIA JURIDICA NO BRASIL 7

4.3 IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL FORENSE 8

4.4 INFLUÊNCIA DA MÍDIA 9

4.5 PSICOLOGIA E PROFISSÃO 11

4.6 PSICOPATIA 12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

RESUMO

O inicio da Psicologia foi notada por grandes influencias e nomes assumindo-se independente e inicializando–se em 1960 logo, foi executado no âmbito criminal a partir da publicação da Lei de Execução Penal (Lei Federal nº 7.210/84). Foi no Brasil em 1984, que o psicólogo passou a ser reconhecido legalmente pela instituição penitenciária. Entretanto, a Psicologia já existia no Brasil antes mesmo da Lei de Execução Penal onde foi regularizada, tal especialização tem a visão de capacitar Psicólogos profissionais dentro do âmbito jurídico. A expansão desse campo gerou um aumento do número de profissionais em instituições judiciárias mediante a legalização dos cargos devido aos concursos públicos. O título profissional de Especialista é constituído em 2000 pelo CFP sendo uma das especialidades reconhecidas não havendo até então, nenhum curso que atenda à demanda dos Psicólogos que buscam especializar-se para exercerem seu trabalho no âmbito jurídico. Sendo extremamente importante destacar e questionar a importância, a influência do efeito da mídia perante a sociedade, onde são associados a comportamentos agressivos futuros. Observaram o comportamento de crianças que tinham acesso a tais mídias televisivas com crianças sem esse meio de comunicação, foram utilizados três modelos teóricos como meio de pesquisa para avaliar e investigar a questão da violência na mídia e o impacto que causa sobre os adolescentes e as crianças. Sendo uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos, se qualifica como um dos campos mais promissores e carentes de profissionais que abrangem na área. Estima-se que no Brasil a reincidência criminal esteja próximo dos 80%, o que se faz pensar na superlotação dos presídios, sendo a Psicopatia um dos motivos que causam a reincidência criminal.

1. INTRODUÇÃO

Inicia-se com sua trajetória marcada por grandes influências filosóficas e pesquisas biológicas tornando-se independente, cita-se uma breve revisão do desenvolvimento da Psicologia no Brasil, elucidando seus referenciais históricos, o marco que possibilitou a inserção da Psicologia Jurídica, a criação da ABPJ e seus fundadores. Com o aumento da violência na sociedade o aumento de agravos psicológicos tem aumentado solicitando um aumento da participação do psicólogo no âmbito jurídico, em 2000 o Conselho Federal de Psicologia (CFP) estabeleceu o título profissional Especialista em Psicologia Jurídica. A especialização em Psicologia Jurídica visa capacitar Psicólogos para profissional dentro do campo de Psicologia Jurídica, além de acoplar junto ao Conselho Federal de Psicologia, que precede do art. 4º da Resolução nº 002, de 10 de março de 2001, do Conselho Federal de Psicologia. O efeito da mídia perante a sociedade, suas principais áreas de atuação dentre elas: Direito da Família, Direito da Criança e Adolescente, Direito Cível, Direito Penal e Direito do Trabalho, entre outras. A Psicopatia dentro da Psicologia Jurídica.

2. OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS

2.1. OBJETIVOS GERAIS

Ampliar e abordar a atuação do Psicólogo Jurídico no Brasil, expandindo o conhecimento sobre a área, formação acadêmica, expandir a visão sobre Psicopatia, suas contribuições possibilitando um maior conhecimento da área.

2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Explanar seu desenvolvimento como ciência;

• Ampliar o conhecimento sobre a área;

• Expandir o conhecimento sobre Psicologia Jurídica;

• Definir suas principais áreas de atuação;

• Referir seus focos de atuação;

• Elucidar seus referenciais históricos, e sua trajetória;

3. MATERIAIS E METODOS

Será realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando a base de dados Scielo, Pubmed, Google Schollar, e no acervo de pesquisas da biblioteca da Faculdade de Pato Branco. Foram usados artigos e teses ate a presente data.

4. REFERENCIAL TEORICO

TRAJETÓRIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com