TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Forense

Artigo: Psicologia Forense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

1- Em que contexto histórico surgiu a Psicologia Jurídica?

R: No início do século XIX, na França, quando médicos foram chamados por juízes para resolver ou tentar desvendar certas ações criminosas sem razão que eram realizadas por pessoas que não se encaixavam nos quadros de “loucura” da época.

2– Quais foram as mudanças ocorridas na Psicologia Criminal, a partir do séc. XIX ?

R: Quando o médico francês Prosper Despine publicou o livro “Psychologie Naturelle”, que apresentava estudos de casos de grandes criminosos daquela época, iniciou assim as práticas psicológicas voltadas para o estudo dos aspectos psicológicos do criminoso, tendo como base a relação entre o crime e o criminoso, as causas e a personalidade.

3– De acordo com Mira Y Lopes, como se constitui o caráter na dinâmica de personalidade?

R: Dizia que o caráter é o fator mais importante na descrição da personalidade de uma pessoa. Para ele, o caráter é um fator muito importante na vida pois ele costuma definir e determinar a conduta de cada individuo. O caráter constitui o término das transações entre os fatores endógenos e os exógenos integrantes da personalidade e representa o resultado desta luta. Ele diz que os fatores edógenos impulsionaram o indivíduo para uma conduta puramente animal, objetivando a satisfação de seus anseios. Enquanto que os exógenos, conduzem o indivíduo à completa submissão ao meio externo. Esses dois fatores levam a determinar a conduta que a pessoa apresenta e isso é o seu caráter sendo exposto.

4– Como os autores abordam “o perfil do criminoso”?

R: Tem a idéia de que não existe um perfil criminoso e sim diversos fatores que levam o individuo a isso, circunstâncias e determinados fatores que movem estas pessoas a cometer um delito. E este um dos pontos centrais de investigação a atuação da Psicologia Jurídica.

5– Quais são as ramificações e áreas de atuação da Psicologia Jurídica?

R: Psicologia Forense, Psicologia Criminal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com