TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Organizacoes

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Nas Organizacoes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

(Caminhos da psicologia moderna)

2.1 Primeiros passos em psicologia

Boa parte da psicologia tem muita influência no meio de outras ciências, como a sociologia e a matemática. A psicologia surgiu para estudar o comportamento humano, e através do conhecimento adquirido que tem boa parte voltada para à área da Astrologia, Quiromancia, Grafologia e outros. Cada uma com um estudo diferente.

Assim então apareceu a psicologia experimental, usando aparelhos para medir os chamados fenômenos psíquicos. Que seriam as nossas vontades, sensações e outras. Com essa psicologia fizeram pesquisas voltadas para a teoria da revolução do homem que foi realizada pelo psicólogo Charles Darwin.

Darwin diz que nos somos primatas, descendentes de macacos que estão muito próximos a nós humanos. Por isso que hoje em dia há muitas comparações entre nós seres humanos e à eles. Existem coisas incomuns entre ambos, a inteligência, a facilidade de aprender as coisas, a esperteza etc. Assim como temos que se adaptar ao meio em que vivemos para assim tentarmos sobreviver, eles também, é claro que cada um tem seu modo de agir para que isso aconteça.

A psicologia tem um profundo conhecimento sobre o comportamento do homem e dos animais. E o que dizer quando o assunto é voltado para a área mental, quando falamos nisso pensamos logo em pessoas com problemas mentais que começam a apresentar comportamentos fora do normal. Para entender melhor tudo isso, surgiu à psicanálise, voltada para especialmente para o estudo psicológico. Os psicológicos ficaram com a responsabilidade de conhecer esse meio.

2.2 Três posições fundamentais

- O Behaviorismo

- A psicologia da Gestalt e a Teoria de Campo

- Psicanálise

2.2.1 Behaviorismo

Como a psicanálise tem uma boa influência na psicologia, o Behaviorismo também. Sendo considerados os dois mais importantes na psicologia.

O Behaviorismo é uma teoria norte-americana, tendo como objetivo de estudo o nosso modo de pensar, agir e sentir. Aquilo que o indivíduo faz e o ambiente onde o seu fazer ocorre, ou seja todos nós somos regidos através de um estímulo e de uma resposta. O estimulo seria qualquer coisa /vento do ambiente que interage em nós e ao mesmo tempo provocando determinadas respostas sem que você possa ter o controle sobre elas. Já a resposta seria o inverso, é o indivíduo que visa uma reposta, querendo um estimulo, ou seja quando você planeja algo sem sua vida e tem como resposta algo positivo isso vai aumentar a probabilidade disso continuar ocorrendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com