TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia No Direito Penal

Artigos Científicos: Psicologia No Direito Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 8

A Psicologia Jurídica e sua aplicação no âmbito do Direito Penal

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo acerca da Psicologia Jurídica e sua relevância para o Direito Criminal, no estudo do crime, destacando suas origens, seu desenvolvimento no Brasil.

A Psicologia Jurídica é de grande relevância para o Direito Penal, e outros ramos jurídicos também, tais como, Direito Civil principalmente nas questões de família. No estudo do crime, destacando suas origens e seu desenvolvimento no Brasil, possui o propósito de verificar a necessidade de maior aproximação dessas ciências frente à complexidade e aos problemas sociais e econômicos que são recrudescentes na atualidade. Nesse meio, surge a Ciência da Criminologia para entender o crime como um fenômeno social, tudo isso faz necessário para suprir uma necessidade jurídica de se encontrar a justiça da forma mais humana possível.

A Psicologia Jurídica atende a uma demanda do judiciário e estuda o agente psicológico do delito, utilizando-se também da Psicanálise, além de tratar de questões como a inimputabilidade, imputabilidade, semi-imputabilidade, progressão de pena, execução penal e, perícia. A Psicologia Jurídica é utilizada no âmbito penal somente em casos, como: assassinatos em série, crimes altamente violentos, etc... haja vista ter maior aceitação no Direito Civil em questões de adoção e guarda. A utilização da Psicologia Jurídica no campo criminal como em outros campos serve para a busca por justiça, servindo como meio e não fim para encontrá-la.

Com o visível desenvolvimento da sociedade e o aumento sem precedentes de seus crimes está cada dia mais difícil à aplicação da justiça. Nesse sentido, o Direito embasa-se em diversas ciências e a Psicologia Jurídica é uma delas, essa surge como ponte para entender o crime e o seu agente, assim como, oferecer subsídios para melhor aplicação da pena, progressão de regime, estudo de caso do inimputável, semi-imputável, etc.

O fato é que a Psicologia Jurídica não surge como meio de questionar o Direito e obviamente não é a solução de todos os problemas apresentados pelo ordenamento jurídico, haja vista ser sujeita a falhas, assim como o Direito. Esta ciência ainda está limitada a determinados problemas legais, quais sejam: compreensão do delito, ou seja, a descoberta de sua motivação psicológica, a informação forense ao seu respeito, a forma moral do delinquente, as condições sócio- econômicas, entre outros.

As teorias da Psicologia servem de base para entender o crime e o criminoso, como gênero, e a Psicologia Jurídica como espécie. Ambas encontram-se entre as ciências de que a justiça não pode prescindir, seja na criação das normas penais, seja na sua aplicação. Esta asserção já inicialmente dada como assunto de domínio do Direito Penal, evidencia ainda mais a necessidade de aproximação entre o Direito e a Psicologia.

A Psicologia aplicada ao delito fundamenta-se em fatores psicológicos ligados a este, e também remete a uma ideia de motivação para o crime, seja ela endógena ou exógena, conforme o caso do periciando, que deve ser analisado minuciosamente, pois responder a tais questões não é tarefa fácil, inclusive quando surgem questionamentos sobre distúrbios da personalidade, sendo imprescindível a avaliação do criminoso em seu aspecto psicológico. Há a importância de identificar distúrbios de personalidade, de modo a facilitar o conhecimento sobre um tema complexo que são as alterações comportamentais as quais podem ou não levar o sujeito à prática de um ato delituoso, assim, mostram-se as principais características de cada distúrbio abordado relacionando-os ao comportamento do agente criminal.

A Psicanálise, como base de estudo sobre o crime e seu agente, é tema relevante, evidencia-se primeiramente sobre as definições da Psicanálise e como ela é importante para entender o agente do fato delituoso, haja vista, tratar-se do inconsciente, fator importante em meio à ciência psicanálise, assim como, os principais ensinamentos do maior representante da Psicanálise de todos os tempos, Freud. Desse modo, procura-se evidenciar aspectos psicanalíticos voltados especificamente para o sujeito do delito.

A Criminologia e a Psicologia Jurídica no estudo do crime e seu agente, interligam-se para ampliar o entendimento sobre o homem criminoso, pois, avalia o lado social criminológico. Nesse meio, surge a teoria biológica, cujo seu maior representante foi o médico César Lombroso, que realizou um importante estudo sobre as caracterizações biológicas do criminoso, que embora não tenha grande aceitação, serve como leme para direcionar importantes estudos neste campo.

De fato, se o Direito radica historicamente em Roma e se consubstancia no Corpus Iuris Civilis[1], a psicologia, enquanto ciência é filha do século XX embora seja possível desfraldar conteúdos psicológicos em Aristóteles e mesmo nos pré- socráticos, como sua fonte primeira. É que a psicologia, arqueologicamente, vem mesclada com a filosofia e com a religião, podendo se citar a própria Bíblia como sua fonte primeira.

Não obstante, é fácil constatar que o Direito e a Psicologia possuem um destino comum, pois ambos tratam do comportamento humano. Parafraseando Sobral (1994:24):A psicologia vive obcecada pela compreensão das chaves do comportamento humano. O Direito é o conjunto de regras que busca regular esse comportamento, prescrevendo condutas e formas de soluções de conflitos, de acordo com os quais deve se plasmar o contrato social que sustenta a vida em sociedade.

Apesar dos indicadores de convergência entre Direito e Psicologia no sentido da construção de uma área no espaço de tangência interdisciplinar, há aqueles que continuam a afirmar a impossibilidade da formulação psicojurídica, alegando que o Direito e Psicologia pertencem a mundos diferentes: a Psicologia, ao mundo do ser; e o Direito, ao do dever ser; a Psicologia assentada na relação de causalidade; o Direito, no princípio da finalidade.

.

A Psicologia, de um modo geral, pode permitir ao homem conhecer melhor o mundo, os outros e a si próprio. A psicologia jurídica, em particular, pode auxiliar a compreender o homo juridicus[2] e a melhorá-lo, mas também pode ajudar a compreender as leis e as suas conflitualidades, principalmente as instituições jurídicas, e a melhorá-las também. Nesse sentido, nota-se na atualidade exemplos claros da juventude que, sentindo-se frustrada, irrealizada pode entregar-se a crimes sexuais, patrimoniais, etc., devido a conflitos internos com a própria sexualidade desequilibrada, ou estímulos sociais, muitas vezes até por meio de incentivos da própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com