TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Psicologia - Cap. 1 Da Bock

Ensaios: Resumo Psicologia - Cap. 1 Da Bock. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  1.196 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 1 - A Psicologia ou as psicologias

RESUMO

O termo psicologia é muito usado no nosso dia-a-dia, e com vários sentidos diferentes. Dizemos que para tudo se usa a psicologia, e que as pessoas em geral possuem a sua própria psicologia e que qualquer um entende um pouco dela. Como por exemplo, quando se está com um problema, sempre temos aquele amigo com quem podemos nos abrir, que está ali para nos ouvir, para poder desabafar, dizemos que ele tem “psicologia” para nos entender. Essa psicologia é chamada de psicologia do senso comum. Todos nós temos, mesmo que pouco, domínio do conhecimento acumulado pela Psicologia Científica, e é através dele que podemos explicar e até mesmo compreender os problemas do nosso cotidiano de um ponto de vista psicológico.

É no nosso dia-a-dia que tudo acontece. Agora por exemplo, estou fazendo resumo de psicologia, mas preciso ficar acordada para terminar, estou com sono e preciso dormir para acordar cedo e ir ao trabalho, ao mesmo tempo estou com sede e bebo água. Isso são coisas que nos mostram que estamos vivos, já a ciência procura compreender e alterar esse cotidiano.

Quando um filho reclama com a mãe que esta com dor de barriga, a mãe lhe dá chá de boldo, pois foi dessa forma que aprendeu com seus pais, que também aprenderam com os seus, mas eles não sabem o porque o boldo faz bem e nem qual o seu principio ativo. Da mesma forma que quando vamos fazer uma baliza, não usamos fita métrica para calcular se o carro cabe naquela vaga, aprendemos com o instrutor e com nossos pais algumas dicas e temos uma idéia da distância entre os carros e o tamanho do nosso, utilizamos o senso comum, que são conhecimentos que vamos adquirindo no nosso dia-a-dia, sem ele a nossa vida seria muito complicada. O senso comum integra o conhecimento humano.

Apenas com esse conhecimento intuitivo, nos seres humanos, não conseguiríamos dominar a natureza em nosso próprio proveito, tudo é questão de sobrevivência. Com o passar do tempo esse conhecimento foi se especializando cada vez mais, por necessidade. E através dessa especialização, sofisticação foi que permitiu que o homem chegasse a Lua. A esse conhecimento chamamos de ciência. Porém não existem só esses dois tipos de conhecimento, existem também a filosofia, que é o conhecimento sobre a origem e a existência humana, a religião que é um conjunto de pensamentos sobre princípios morais, origem do homem e seus mistérios, e a arte que traduz a emoção e a sensibilidade. Sendo assim, a arte, a religião, a filosofia, a ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.

Agora que já sabemos o que é o senso comum, já sabemos diferenciar o campo de atuação, fica mais fácil entender sem confundir com a ciência. A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos da realidade, expressos de uma forma rigorosa, que são obtidos de forma programada, sistemática e controlada, permitindo a verificação da sua validade. Dessa forma podemos saber exatamente como certo conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução da experiência. Isso possibilita continuidade, uma coisa pode ser produzida através de outra coisa já desenvolvida antes. A ciência é vista como um processo, as conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com