TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Gestalt 2

Por:   •  31/5/2015  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA DA GESTALT

Na primavera de 1910 há exatamente 104 anos atrás Max Wertheimer estava viajando de trem sentido Renânia, quando olhou para um sinal ferroviário que havia duas lâmpadas, uma delas acendia e a outra apagava dando a impressão que estavam se movendo. Wertheimer ficou tão impressionado quando observou aquilo que, resolveu sair do trem e se hospedar ao Hotel mais próximo do sinal para poder estudar aquele feito, procurar entender como acontecia aquilo.

Wertheimer ao analisar as duas lâmpadas, telefonou para o Instituto de Psicologia da Academia Comercial, para explicar seus problemas experimentais, Wolfgana Kohler arrumou um aparelho que permitisse a visão muito rápida de figuras.

Após fazer estudos mais profundos ao experimento calculando a velocidade, o movimento foi chamado de movimento FI. Em 1912 Wertheimer publica um artigo para explicar o movimento FI, dizendo que se se tratava de um processo total e continuo uma ilusão de que dois focos fixos de luz estão em movimento de um lugar para o outro, visto como uma Gestalt. A palavra Gestalt é um substantivo Alemão que apresenta dois significados primeiro a forma e o segundo é uma entidade concreta que possui entre seus vários atributos a forma.

Os primeiros estudos da Gestalt foram realizados na organização da parte perceptiva consciente, no espaço de poucos anos a teoria da Psicologia da Gestalt vai se transformando numa teoria ampla no Universo.

Kohler definiu a força da Gestalt como o grau de interdependência de suas partes: uma Gestalt é fraca quando a energia de seu processo é pequena, e uma Gestalt forte quando a energia de seu processo aumenta. Um exemplo seria o de duas pessoas carregando um sofá, as duas pessoas seriam cada um uma Gestalt e o sofá também, as duas pessoas carregando o sofá seria uma terceira Gestalt, ainda que mais fraca do que as três Gestalts anteriores.

Nos primeiros anos do governo nazista na Alemanha, os dois fundadores da Psicologia da Gestalt, Wertheimer e Kohler por eles serem judeu e por de se posicionado contra o nazismo, eles deixaram o pais e foram para uma Universidade Americana.

Em 1943, morre Wertheimer, ele em seus últimos anos de vida publicou um livro sobre o pensamento e a solução de problemas que dizia que a falta de clareza leva o as pessoas a procurar diversas tentativas ate chegar à solução.

Diferente de Wertheimer, Kohler viveu até 1967 e continuou a trabalhar na mesma universidade ate se aposentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com