TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da saúde e do hospital

Projeto de pesquisa: Psicologia da saúde e do hospital. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se à psicologia da saúde e hospitalar. Com enfase na psicologia hospitalar, buscamos aprimora-lo para um melhor entendimento da área.

O objetivo principal é mostrar o quão a psicologia hospitalar pode ser inserida como também uma das importantes áreas da psicologia e como existem necessidades quando se trata da mesma, não só em relação ao cuidado com os indivíduos mas também na formação dos profissionais. Sabendo disso, buscamos exemplos e experiencias reais de profissionais da área hospitalar e da saúde para que pudessemos entender melhor como o trabalho é desenvolvido e quais são as principais dificuldades tanto no trabalho como na formação e especialização na área.

Este trabalho, está dividido em quatro partes principais, procura proporcionar um breve conhecimento das áreas citadas anteriormente e relatos de experiência, onde mantemos o foco. Sendo assim, a primeira parte visa um breve histórico da psicologia da saúde; segunda parte vem com um breve histórico da psicologia hospitalar; a terceira com os relatos de experiencia e entrevistas e a quarta traz a conclusão final em relação tanto das pesquisas sobre as áreas da psicologia aqui abordadas com os relatos de experiencia e entrevistas dos profissionais das áreas.

DESENVOLVIMENTO

2. O que é Psicologia da saúde ?

A Psicologia da Saúde é uma área cujo objetivo é compreender os fatores biológicos, comportamentais e sociais que influenciaram a área da saúde e da doença (APA, 2003). Esta área, tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e à prevenção da doença, resultando na integração das específicas e diversas áreas do conhecimento psicológico (psicologia clínica, psicologia comunitária, psicologia social e psicobiologia) que tem por objetivo a promoção de saúde e a prevenção em todos os seus níveis.

A Psicologia da Saúde é uma área consolidada internacionalmente, e, no Brasil, está cada vez mais conquistando seu espaço. Historicamente, a American Psychlogical Association (APA, 2003) foi a primeira associação de psicólogos a criar um grupo de trabalho na área da saúde, isto ocorreu em meados de 1970. Atualmente, existe em Porto Alegre/RS o Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde, instituição fundada em 2008 por psicólogos que atuam na área e suas interfaces há mais de 10 anos. As atividades desenvolvidas pelo Instituto contemplam a clínica psicoterapêutica, a pesquisa científica e a capacitação de profissionais da área da saúde.

A Psicologia da Sáude amplia a atuação do psicólogo hospitalar no Brasil, entretanto, oficialmente, essa definição não existe como especialização oficial definida pelo CRP, ao contrário da Psicologia Hospitalar, que é uma especialidade da psicólogia.

Hoje é discutida, se essa definição de Psicologo Hospitalar que é exclusivamente brasileira, está adequada ou não, pois muitos profissionais da área declaram que seria mais adequado referir-nos à Psicologia no contexto hospitalar como um trabalho que faz parte da Psicologia da Saúde.

Este campo do conhecimento resgata a visão do Homem como um todo, no qual é impossível dissociar a mente do organismo. Ela estabelece uma performance essencial para a psique ao buscar, através dela, a etiologia e o processo de cura da enfermidade. Mas ela se distingue da Medicina Psicossomática – que perquire as motivações das doenças e aborda o paciente como um todo -, da Saúde Comportamental – que procura, sem preocupação com teorias, sanar as questões emergenciais dos pacientes – e da Medicina Comportamental – a qual tenta evitar as doenças partindo do ponto de vista de que elas são provocadas por comportamentos incorretos.

Várias disciplinas têm surgido com o propósito de compreender o ser humano no seu todo, como uma entidade completa, uma engrenagem onde tudo se interliga, nada pode ser desagregado.

No Brasil este trabalho teve início no Hospital de Clínicas de Uberlândia, há pelo menos dez anos, tanto nos setores de internação quanto nos ambulatórios. Esta atuação se tornou oficial em 1991, quando se instituiu o Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica deste Hospital, fruto da integração das psicólogas que operavam na Enfermaria de Pediatria e UTI, na Monitoria das Ciências do Comportamento Aplicadas à Saúde, pertencente ao Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Uberlândia.

Fontes

http://br.geocities.com/corpomentejp/index.html

http://susanaalamy.sites.uol.com.br/psicopio_n2_44.pdf

http://www.hc.ufu.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_da_saúde

http://www.scielo.oces.mctes.pt/

http://www.tudoperto.com.br/destaque/crisalida.html

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932004000300007&script=sci_arttext

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_da_sa%C3%BAde

3. A psicologa hospitalar

Considerada ainda recente na psicologia, a área da psicologia hospitalar tem surgimento na década de 1950 que também foi a época em que o primeiro serviço de psicologia foi implantado por Mathilde Neder¹, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Antes da psicologia hospitalar ser estabelecida pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) como especialidade, psicólogos já atuavam em hospitais, mas como clínicos, sendo que este costumava atuar em equipes multiprofissionais visando identificar e compreender causas emocionais que interferem na saúde geral do indivíduo, isso em unidades básicas, hospitais gerais, ambulatórios entre outras instituições. Ou seja, esses ambientes eram mais vistos como locais para o desenvolvimento da prática da psicologia clínica e não como uma especialidade como hoje é reconhecida a psicologia hospitalar.

Hoje a psicologia hospitalar infelizmente não é abrangente quando se trata de formação profissional em nível de graduação e nem tratada com importância, apesar dessa área estar sendo incluida na grade curricular de alguns cursos de graduação. Portanto, todo profissional da psicologia que se interessar e desejar se especializar e trabalhar na área da psicologia hospitalar, necessitará de uma formação complementar.

¹ Mathilde Neder, nascida em 1923 em Piracicaba - SP, destacou-se pela sua atuação em psicologia hospitalar, psicoterapia breve, psicoterapia familiar e psicossomática. Em 1954 iniciou seu trabalho como colaboradora na Clínica Ortopédica e Traumatológica no Hospital das Clínicas da USP - HC, onde acompanhou psicologicamente crianças submetidas à cirurgia de coluna e suas famílias, episódio que marcou o início da Psicologia Hospitalar no Brasil.

Apesar da idade um pouco avançado, ela ainda continua atuando na área e também é Professora na PUC-SP, ministrando cursos de Mestrado e Doutorado.

...

Baixar como  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »