TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Hospital

Monografias: Psicologia Hospital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1:

O psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamento.

Psicologia da Saúde x Psicologia Hospitalar: Definições e Possibilidades de inserção profissional.

O artigo busca refletir sobre alguns embasamentos acerca das diferentes configurações do psicólogo que atua na área da saúde, em especial no hospital geral, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o que constitui este ajustamento profissional. Como resultado, indicamos quatro coletivos de pensamento que julgamos serem os mais comuns: Psicologia Hospitalar, Psicologia Médica, Saúde Mental e Psicologia da Saúde.

Segundo Santos, F. M. S; Vilela A. M. J (2009) diz que o psicólogo, a partir da década de 1990, passou a ocupar outros “locus” de atuação: Hospitais Gerais; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Postos de Saúde; Programa de Saúde da Família (PSF), entre outros. Estas novas inserções, do profissional da saúde mental, na saúde pública, acabou por desenhar perspectivas inéditas para a área psicológica, no que tange a seu campo de atuação, antes principalmente realizado em âmbito ambulatorial na saúde pública.

As autoras salientam a multiprofissionalidade dos ambientes da saúde pública, como aquele que existe nos HGs; o que faz com que os psicólogos busquem subsídios para desenvolverem suas próprias formas de intervenção e, sobretudo, de interação com outros profissionais de saúde.

Os conceitos de Estilo de Pensamento e de Coletivo de Pensamento,cunhados por Ludwik Fleck (1896-1961) é de se observamos o interesse nas noções de estilo de pensamento e de coletivo de pensamento está em entender como os psicólogos que atuam em HGs, constroem e lidam com idéias e representações sobre a saúde mental. É importante ressaltar que o artigo faz menção a uma pluralidade de coletivos de pensamento, que se completam e traduzem determinada configurações de um grupo, mesclando aspectos individuais com coletivos na disposição do pensamento e da ação.

A importância, referida pelas autores, em conhecer diferentes coletivos de pensamento está no surgimento de contextos que auxiliam na apresentação das “visões de mundo de pessoas pensadas como sujeitos ativos, produtores de conhecimento, no afã de dar sentido ao mundo e que, nesse percurso, constroem efetivamente o mundo de e sociabilidade que chamamos de “realidade” (SPINK, 2003, p.25).

Nessa direção, a reflexão sobre os coletivos de pensamento da psicologia no HG requerem

diálogo, entre outros, com a Psicologia da Saúde; a Psicologia Hospitalar; a Psicologia Médica e a Saúde Mental.

Vale destacar que, para as autoras, existe uma visão corrente pela qual apenas essas

áreas da psicologia seriam ligadas diretamente à área da saúde, embora toda a esfera da Ciência Psicológica, seja no âmbito público ou privado, tenha como finalidade a busca pelo bem estar biopsicossocial dos indivíduos e derivem dos processo pessoais dos psicólogos, na tarefa de construir seu arcabouço de saberes e fazeres específicos.

De acordo com a definição do órgão que rege o exercício profissional do psicólogo no Brasil, o CFP (2003a), o psicólogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com