TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia das necessidades especiais

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

“COMO ESTRELAS NA TERRA: TODA CRIANÇA É ESPECIAL”

Na aprendizagem inatista o educador e visto como mediador trazendo o saber a consciência e organizando-os. Ao aprender o aluno aprimora aquilo que é inato.

Assim como ocorre no filme, Ishaan é visto pelos professores como um aluno sem possibilidades de mudança em virtude do seu mau desempenho escolar contínuo. Assim o educador interfere o mínimo possível, na perspectiva de que o aluno já traga consigo conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária.

O modelo empirista sobre a educação fundamenta-se no conhecimento com base nas experiências do sujeito e o ambiente será o fator primordial para o seu desenvolvimento. Em uma das passagens do filme, observa-se o Rajan Damodaran recitar um poema e Ishaan logo após interpreta-o, mas o faz de maneira incorreta segundo seu professor. Rajan diz ao amigo, que ele disse o verdadeiro significado do poema, os outros alunos apenas repetem o que o professor. Dessa forma o aluno é considerado passivo, receptor das informações dadas pelo professor. Somente compete ao aluno memorizar, sintetizar, resumir dentro do processo formal da educação. A escola tem o papel de moldar o indivíduo, corrigir seus erros de modo que o aluno adquira comportamentos aceitos.

Segundo Piaget, na aprendizagem construtivista o sujeito é visto como agente da ação como resultado de sua relação com o social. O novo professor de Ishaan e diferente do tradicional tem uma visão construtivista da educação. O professor usava uma metodologia com ênfase na motivação e criatividade, usava o conhecimento do mundo dos alunos.

A aprendizagem histórico-cultural de Vigotski tem como base o desenvolvimento do individuo como resultante de um processo sócio-histórico é centrada na aquisição do conhecimento pela interação do sujeito com o meio. Acredita-se que como Ishaan tenha como exemplo seu irmão mais velho, um excelente aluno, ele desempenhasse essas mesmas habilidades, o que desaponta seu pai, por não possuir tal capacidade.

Para que a aprendizagem torne-se significativa na vida do estudante é necessário o conhecimento prévio para dar significados aos novos conhecimentos. É preciso ter predisposição e intencionalidade, ninguém aprende significantemente se não quer.

Ishaan tem dislexia e sua aprendizagem é afetada por não atribuir nenhum significado e não tem compreensão nenhuma. Sua dificuldade em ler e escrever compromete todas as matérias. Sem a compreensão, sem transferência, sem o significado e com pouca retenção sua aprendizagem torna-se mecânica.

Ishaan recusa a própria ideia de não dominar perfeitamente tudo o que se supõe ter aprendido, sua vida torna-se uma guerra com os estudos, que dificilmente possa ganhar sem a ajuda de um professor competente.

Seu pai vê sua dificuldade em aprender como sinal de preguiça, de falta inteligência e má vontade comparando-o sempre com o seu irmão mais velho. Já a escola exige o perfeccionismo e assim Ishaan adquire o medo patológico pelo erro, uma condição desfavorável para sua aprendizagem.

Ishaan recusa-se a fazer os deveres e frequentemente é punido. Por isso fingi trabalho para evitar punições. Para que o estudo não se torne exaustivo é necessário conteúdos e tarefas mobilizadoras que despertam curiosidade, interesse e vontade do aluno. O novo professor de artes de Ishaan permite isso a seus alunos fazendo com que a aula seja mais significativa e que envolva todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com