TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DAS NECESSIDADES ESPECIAIS E INCLUSÃO

Por:   •  4/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Campus Poços de Caldas

Graduação em Psicologia

Bárbara Genari Rufino de Carvalho

Débora Oliveira Guerra

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DAS NECESSIDADES ESPECIAIS E INCLUSÃO

Poços de Caldas

2017

Bárbara Genari Rufino de Carvalho

Débora Oliveira Guerra

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA DAS NECESSIDADES ESPECIAIS E INCLUSÃO

Relatório de Estágio elaborado como requisito para avaliação do estágio supervisionado em Psicologia das Necessidades Especiais e Inclusão, do curso de Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas sob a orientação da professora Maria José Viana Marinho de Mattos.

Poços de Caldas

2017

1 INTRODUÇÃO 

O presente relatório é fruto do estágio obrigatório a disciplina de Psicologia das Necessidades Especiais e Inclusão visando proporcionar ao aluno uma compreensão geral das necessidades especiais e uma visão dos recursos da comunidade nesse campo, salientando a relação da prática do psicólogo. Deste modo, a Psicologia das Necessidades Especiais e Inclusão contribui para a melhora do desenvolvimento psíquico dos portadores de necessidades especiais de tal forma a integrá-las na escola, na sociedade e com sua família. ( MINGHETTI e KANAN,2010)

O estágio foi realizado na APAE Poços de Caldas, nos dias 10/11/2017 e 21/11/2017, totalizando 10 horas. Foi feita uma entrevista com a assistência do local visando o conhecimento da atuação da entrevistada na Instituição e informações sobre o funcionamento desta. O estágio foi orientado pela técnica de observação participante a qual consiste em uma observação com a participação real do pesquisador com a comunidade ou grupo. De modo que este incorporado ao grupo, fica de maneira próxima como um membro do grupo que está estudando e participa das atividades normais deste. (MARCONI, 1996).

Nesse contexto, de acordo com a Secretária de Educação Especial (1994) a educação especial objetiva o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiências, condutas típicas ou de altas habilidades, abrangendo os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seus alunos, implicando espaços físicos, recursos humanos e materiais diferenciados

Evidencia-se ainda que o estágio supervisionado tem como objetivo principal o desenvolvimento e aprimoramento das capacidades de observação de indivíduos em uma Instituição de educação especial e sua interação com o meio.  O contato com essa experiência exige um olhar diferencial e permite que os estudantes de psicologia se deparem com realidades e situações diversas que irão possibilitar agregar conhecimentos, relevantes para o crescimento e o aprimoramento de diversas competências importantes ao futuro profissional da Psicologia.

2 APRESENTAÇÃO DO LOCAL

A APAE (Associação de pais e amigos dos excepcionais) foi inaugurada em 1972 e se localiza na Praça Paulo Afonso Junqueira, 55, Vila Cruz em Poços de caldas. Ela surgiu da iniciativa de treze pais de filhos com alguma deficiência. Hoje acolhe mais de 500 alunos de 0-100 anos com alguma deficiência mental, física ou auditiva, de Poços e região, contando para isso com mais de cem funcionários.
    É uma Sociedade Civil Filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é zelar pelos direitos de seus alunos, oferecendo assistência médica especializada, pedagógica e inclusão social. 

A APAE de Poços de Caldas conta com grande estrutura física, possui salas de aula, fisioterapia e terapia ocupacional, quadra, piscina, sala de artesanato e refeitório, bem como profissionais altamente qualificados como médicos, psicólogos e fisioterapeutas.

3 SÍNTESE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS

A primeira observação foi contextualizada em um ambiente de sala de aula, constatou-se que a estrutura física da sala de aula é favorável á pratica pedagógica, esta é arejada, com boa iluminação, composta de cadeiras e  mesas para os alunos e o professor, lousa , armários e cartazes na parede de atividades ilustrativas realizadas pelos alunos.

Observou-se (ou foram observadas ? ) as atividades das crianças em sala e as interações sociais. As primeiras informações sobre os alunos e o funcionamento das aulas foram adquiridas através de conversas informais com a professora, esta relatou que a sala observada era multiseriada comportando alunos de 11 a 16 anos estes eram trabalhados dentro de suas capacidades, alguns sabiam letra de forma, outros letra cursiva, sabiam ler e outros não, Uma aluna cadeirante necessitava de estimulações sonoras e táteis. Desta forma a docente trabalha com o saber particular de cada um de modo a auxilia-los e acompanha-los no desenvolvimento.

A professora relatou outras atividades oferecidas pela Instituição como o apoio aos idosos deficientes, chamada educação de currículo funcional , a qual há uma casa  com quarto, sala e cozinha, onde os idosos aprendem a realizar atividades cotidianas de independência tais como estender a cama, fazer comida e cuidar dos afazeres domésticos em gera. Também relatou a presença de uma sala destinada a estimulação de bebês deficientes, a qual a mãe frequentava uma vez por semana juntamente com seu bebê e era orientada como estimula-lo.

A segunda observação foi contextualizada em um ambiente de oficina de Educação profissional, esta consiste em proporcionar aos alunos que já terminaram o ensino regular dentro da Instituição ocupação adequada a suas habilidades e individualidades para capacitação do mercado de trabalho, realizam atividades manuais e auxiliam os outros alunos com deficiências mais graves.

4 ENTREVISTA

A entrevista foi realizada no dia 21/11/2017, teve aproximadamente 40 minutos de duração, esta foi orientada por um roteiro de perguntas referentes a formação profissional e atuação da entrevistada, estrutura, dificuldades e facilidades da Instituição. Os registros das respostas foram feitos a lápis em uma folha de caderno. A entrevistada foi a assistente social da Instituição, esta disponibilizou sua sala para a realização da entrevista. A entrevistada verbaliza primeiramente a estrutura da Instituição a qual dispõe de serviços médicos, educacionais e profissionalizantes e suporte ao idoso. Conta com uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. Ao ser abordada sobre sua atuação na Instituição relatou que o serviço social acompanha as famílias e o usuários nas demandas sociais, é responsável pela interlocução com as redes CRAS, PSF e  CREAS, auxiliando os usuários nesses atendimentos devido as dificuldades destes em expressar suas necessidades, fornece assessoria e suporte as famílias, pois a maioria não tem conhecimento sobre seus direitos. Sobre as dificuldades foi apontado que devido a Instituição não fomentar o lucro, esta depende de convênios com o Município e o Estado, estes não custeiam todo o gasto da Instituição, desta forma é necessário investir em eventos beneficentes para arrecadação de dinheiro. Dentre as facilidades ela citou a boa vontade dos funcionários, pois estes trabalham além do fazer profissional, visando o cuidado e respeito aqueles que necessitam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com