TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Raquel de Souza

Gustavo Rocha Medrado

Daniel Santini Marques Iasi

Samuel Heuwald

Íris Masullo Godoy

Psicologia do desenvolvimento: Ciclo Vital

São Paulo

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        SITUAÇÃO PROBLEMA        4

3.        DESENVOLVIMENTO TEÓRICO        5

3.1        Primeira infância        5

3.2        Segunda infância        6

3.3        Terceira infância        7

4.        CONCLUSÃO        10

5.        BIBLIOGRAFIA        11


  1. INTRODUÇÃO

Para o exercício de nossa futura profissão como psicólogos, este trabalho reforça a relevância de um embasamento teórico e científico na avaliação de um quadro clínico, afastando de vez do "eu acho que...", tão frequente no senso comum.

Neste trabalho vocês verão algumas observações, avaliações e conclusões de uma "situação problema" que nos parece recorrente nas famílias contemporâneas. Pautado na preocupação legítima dos pais com relação ao filho Salim de 8 anos diante de uma possível separação, foi nos dado o desafio de analisarmos as poucas informações fornecidas pelos pais, porém com indícios significativos que nos levaram de encontro à algumas teorias já existentes, de autores já citados em sala de aula.

O trabalho procurará demonstrar de forma simples e coesa a situação de Salim e de seus pais, procurando o melhor meio de resolução do problema.


  1. SITUAÇÃO PROBLEMA

Salomão e Romana vão à sua procura para tentar resolver um problema prático com seu filho Salim que tem atualmente 8 anos. O casal resolveu se separar e busca uma orientação sobre o filho, pois têm dúvidas se ele conseguirá aceitar esse momento.

Para poder orientá-los, você necessita saber algumas informações sobre como foi o desenvolvimento da criança até aquele momento, para conhece-lo melhor.

Os pais contam que aos três anos Salim, sempre que possível buscava dormir na cama com eles. Para isso ele insistia muito, com suplícios e soluços. Após 3 ou 4 noites, os pais cediam, pois acabavam com pena da criança. Quando não cediam, ele dormia no próprio quarto, mas ao longo da madrugada, Salim mudava-se para a cama dos pais, entre os dois e os mesmos, muito sonolentos, nada faziam.

Aos 5 anos ele começou a frequentar a escola. Todos os dias selecionava quem ia busca-lo: ora a mãe, ora o pai. E se caso os pais trocavam na hora de pega-lo, ele armava uma gritaria na porta da escola e não queria ir embora para casa enquanto a pessoa desejada não chegasse. As professoras e a direção da escola achavam tudo muito estranho, pois no dia-a-dia das atividades ele se saia muito bem.

O casal sempre deu todos os presentes que o filho solicitava. Agora com a separação sabem que o padrão econômico de vida de ambos irá ser reduzido pela metade e com isso estão preocupados em não poder atender todas as necessidades do filho. E há uma grande probabilidade de Salomão ser transferido de cidade, sendo essa uma das principais razões da separação, pois Romana não quer abandonar os pais a quem dedica boa parte do seu tempo, mesmo estes não tendo nenhum problema.

Atualmente, Salim está no 3º ano do ensino fundamental, mas a coordenação da escola já comunicou que se ele não se dedicar mais, provavelmente será retido, já que no ano anterior foi aprovado pelo conselho de classe que considerou as dificuldades dos pais na sua educação. Vem apresentando problemas em matemática (não consegue compreender multiplicação e divisão) e em português troca letras e na escrita troca “p com q” e “b com d”. Quando vai ler algo em sala, gagueja e troca também algumas letras. Possui alguns amigos, mas nas brincadeiras é ele quem sempre determina as regras. Quando alguma criança propõe algo diferente, ele afirma que essa não é a forma correta, que deve ser outro jogo e ele não quer.

  1. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

No texto, observamos o relato dos pais de Salim que estão passando por um processo de separação. Pela sua idade dentro do contexto psicológico dito no livro Chaves para Psicologia do Desenvolvimento da Maria Cristina Griffa e José Eduardo Moreno, Salim já passou da primeira infância (até os 3 anos), e da segunda (até os 6 anos) estando na idade atual de 8 anos que representa a terceira infância.

Assim como muitos pais nos dias atuais estão em processo de uma separação conjugal, estes estão preocupados com o emocional do filho e buscam uma orientação de um profissional. Para isso, foram relatados episódios dessas diferentes fases, que nos propiciaram algumas avaliações. Dentro das quais serão diferencias pela a idade dentro dos ciclos da infância já citados.

  1. Primeira infância

Quando Salim estava com 3 anos, ele costumava insistir para que dormisse entre os pais e sempre vencia essa batalha, quando seus pais percebiam que ele estava entre eles e nada faziam. Essa vontade de dormir entre eles, representa um comportamento ligado ao “Complexo de Édipo” esta que é uma atitude de proteção da mãe, ciúmes de pessoas do convívio e desejo de “ocupar” o lugar do pai.

Segundo Sigmund Freud neste período a criança tem atitudes egoístas voltadas para si, onde Salim aos seus três anos teria como a base do seu desejo a mãe, que por sua vez que o satisfaria, tendo uma troca onde a mãe daria algo que a criança deseja e recebe em troca um sorriso de aceitação. Neste contexto vemos que a criança tenta de todas as formas a proteger seu objeto de desejo, a mãe, de todos ao redor e isso inclui o pai. Numa tentativa de separar ambos a criança acreditaria que dormindo entre eles conseguiria alcançar seu objetivo, uma vez que desta forma seria simbolicamente a separação do casal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com