TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital

Por:   •  24/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

           UNIVERSIDADE PAULISTA

                            UNIP

             Carlos Daniel Fernandes Maia - F2257J1

                        Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital

         Estudo sobre o caso de Salim.

       (Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital)

  • Introdução

Salim é um menino de 8 anos que está no terceiro ano do ensino fundamental. Seus pais estão em uma fase de separação e tem dúvidas se ele aceitará essa decisão.

Quando mais novo, aos 3 anos, Salim buscava dormir na cama junto com os pais, depois de muito insistir, eles acabavam cedendo.

Começou a frequentar a escola aos 5 anos e selecionava quem iria buscá-lo, a mãe ou o pai. Caso eles trocassem na hora de pegá-lo, o menino armava uma gritaria e não queria ir embora até que a pessoa escolhida chegasse.

Salim apresenta problemas na escola, em matemática e em português troca as letras e na escrita troca ''p'' com ''q''e ''b'' com ''d''. Quando vai ler algo em sala gagueja e também troca algumas letras. Ele possui alguns amigos, mas nas brincadeiras ele é quem dita as regras, quando alguma criança propõe algo diferente, ele não aceita.

Ao decorrer deste trabalho, vamos abordar sobre questões relacionadas ao desenvolvimento e comportamento de Salim, o que se espera de sua idade e quanto a separação de seus pais.

  • Desenvolvimento

Periodo da segunda infância.

Salim, quando tinha três anos de idade, buscava sempre dormir junto aos pais. Para isso ele insistia muito e os pais acabavam cedendo. Aos três anos de idade, o pensamento da criança é um pouco egocêntrico, mas a compreensão do ponto de vista das outras pessoas aumenta. Segundo Piaget, as crianças pequenas se concentram tanto em seu ponto de vista, que não conseguem perceber o de outra pessoa. As crianças de 3 anos não são tão egocêntrica quanto os recém-nascidos, mas ainda achão que são o centro do universo, afirma Piaget. Isso explica o fato de Salim insistir tanto pra dormir junto com seus pais.

Observamos que os pais de Salim não costumam negar as coisas a ele, sendo assim, as vezes eles partilhavam a cama com o garoto, com isso, Salim desenvolveu um senso de segurança com seus pais, conhecido como ''apego''.

Desenvolvimento físico e motor nessa fase: as crianças ficam mais altas, ganham peso e os músculos se desenvolvem. Fase de desenvolvimento das habilidades motoras gerais. Ou seja, das habilidades físicas que envolvem movimentos coordenados menores, como desenhar e escrever o próprio nome.

Desenvolvimento da linguagem: Ganho de vocabulário. A criança começa a conhecer e usar palavras novas. Ganho de compreensão semântica (compreender o significado das palavras), uso dos pronomes pessoais. O desenvolvimento da linguagem na segunda infância acontece paulatinamente. Começa o desenvolvimento da fala interior (Lev Vygotsky): Os seres humanos aprendem a regular seu comportamento e enfrentar desafios cognitivos, através da repetição silenciosa das informações ou conversando consigo mesmos. Portanto, as crianças começam a usar a linguagem para organizar o pensamento.

Salim começou a frequentar a escola aos 5 anos de idade, e escolhia quem iria buscá-lo. Nessa fase, a criança exige que seus desejos sejam satisfeitos, e quando contrariada, esperneia, grita e chora, no caso era o que acontecia quando alguem não selecionado por Salim, ia buscar ele na escola.

Periodo da terceira infância.

O periodo em que Salim se encontra, é o período escolar (terceira infância - 6 a 11 anos).

Durante a terceira infância, as habilidades motoras das crianças continuam se aperfeiçoando. As continuam se tornando mais fortes, rápidas e bem coordenadas - e obtêm muito prazer ao testar seus corpos e ganhar novas habilidades. (D. E. Papalia, S. W. Olds, R. D. Feldman, 2006).

De acordo com o livro ''A criança em desenvolvimento'', Salim demonstra bastante sincronia com seus pais, o que pode levar ele a ter uma certa dificuldade pra aceitar a separação de seus pais. Cada pai tem sua forma de criar o filho, existem pais que negam demais, outros que permitem demais, e existem aqueles pais que sabem equilibrar. Depois de analisar, os pais de Salim eram muito liberais em certas coisas e costumavam dar tudo que seu filho pedia, o que possivelmente fez com que Salim tenha atitudes negativas dentro do seu ambiente escolar. Salim passou a ter atitudes ''autoritárias'' e ''egoístas'' com seus colegas de sala e desenvolveu dificuldades com suas matérias escolares. Ao apontar que no ano anterior, Salim só havia sido aprovado porque o conselho de classe considerou a dificuldade de seus pais para educá-lo, nisso chegamos a conclusão que seus pais não acompanhavam a vida escolar de seu filho e também não o incentivava para melhorar suas notas. Com base no livro ''Desenvolvimento humano'', é importante afirmar que os pais devem estar presentes na vida escolar do filho, acompanhar com os professores o desempenho e comportamento da criança na sala de aula, acompanhar seus deveres de casa, mas é válido lembrar que os pais também devem passar segurança para seu filho, dando confiança pra que assim eles possam confiar em sem próprio juízo e adquirir responsabilidade e independência, só assim a criança nota a preocupação dos seus pais com seu desenvolvimento na escola e começam a se empenhar cada vez mais. Segundo o princípio da ''profecia autodeterminada'', as crianças correspondem ás expectativas que as outras pessoas tem em relação a elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com