TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Trabalho Assédio Moral

Por:   •  25/4/2021  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia do Trabalho

Assédio Moral

Aluno:

Curso: Psicologia

O assédio moral é um conjunto de condutas abusivas que implicam abuso de poder, humilhações e desqualificações, elementos que vão depreciando a dignidade e a autoimagem do assediado. O assédio moral possui intencionalidade e direção, sendo grave em sua própria essência porque faz com que a pessoa tenha uma autoimagem negativa e se sinta culpada pelos supostos erros, chegando a se convencer de que o problema é, de fato, provocado por ela. É um processo contínuo, não isolado; neste sentido possui uma historicidade na relação entre assediador e assediado. É, também, um processo intimidatório em que a vítima vai sendo acuada de forma que não consegue reagir.

O assédio moral produz um efeito psíquico adoecedor em que a pessoa ficar sem saber o que realmente está acontecendo, não consegue identificar o que ele fez para merecer esse tratamento discriminatório e humilhante. O assédio moral gera na pessoa uma crise de identidade, sintomas depressivos e, possivelmente, ideação suicida. O professor Heloani defende, ainda, que o assédio moral representa um dano reflexo, pois acaba refletindo nas pessoas dentro e fora ambiente de trabalho, atingindo até mesmo a família do assediado.

Para além, o assédio moral não é apenas uma questão simplesmente pessoal, de forma que não se deve fazer uma análise rasa do assediador considerando como um ser malvado. O assédio moral tem um contexto e uma história, faz parte de um coletivo e com tal deve ser julgado e interpretado, e se houver uma intervenção, no coletivo e não somente entre duas pessoas ou em relação a uma pessoa, caso contrário corre-se o risco de psicologizar, individualizar e não resolver o problema. É preciso, então, atuar na própria cultura da organização. Heloani entende que o agravamento do assédio moral nas organizações se dá, sobretudo, pela formação atual das pessoas que visa apenas metas e resultados apenas, deixando de lado compromissos com a sociedade e com a ética.

Por fim, Heloani faz uma crítica à atuação de alguns psicólogos que atuam nas organizações que entendem o seu papel é o de ensinar os “colaboradores” a serem resilientes, capazes de se submeterem a qualquer coisa. Esse tipo de atuação da Psicologia pode agravar ainda mais a cultura do assédio moral. Este modelo que afirma que o trabalhador tem que ser capaz de cada vez produzir mais se sujeitando a todo tipo de pressão gera todo um ambiente fértil para a proliferação do assédio moral no trabalho e dos transtornos mentais decorrentes dele. Essa forma de organizar o trabalho é patologizante e antiética.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

HELOANI, José Roberto. Assédio moral no trabalho: como identificar e combater essa violência? 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eGYA9ET _8_8&feature=youtu.be>. Acesso em: 16 jul. 2020. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com