TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Trabalho Quadro Racismo

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

A história toda começa quando um piloto viajando de avião lança uma garrafa de Coca-Cola e, ao chegar ao solo, é descoberta por uma tribo, Boximanes. Considerando que a garrafa era um presente dos deuses, eles passaram a utilizá-la em todas as tarefas possíveis e imaginadas. Este rapidamente se tornou uma ferramenta útil em todas as atividades da comunidade, e o fato de haver apenas uma garrafa mudou o clima da comunidade. A anterior paz e harmonia, em que a disputa entre as garrafas, causou a competição entre as comunidades. Cansados ​​da briga entre os bosquímanos, eles nomearam xi para tirar a garrafa da terra, e então Xi embarcou em uma jornada para encontrar o fim do mundo. Porque os bosquímanos são uma cultura que nunca entende o mundo fora de si, eles não sabem nada sobre outros costumes e crenças fora deles, Xi tem algumas experiências que não entende nada durante esta viagem.
A história termina quando este chega a uma região entre escarpas das terras altas e baixas, e considerando Xi que encontrou o fim do mundo, atira a garrafa, concluindo a sua missão.
Nesta história estão presentes valores culturais, por parte dos Boximanes, muito fixos. Estes construíram uma cultura própria, sem interferência de outras, sem processos de aculturação. Assim tornaram-se numa cultura única havendo uma diversidade cultural muito acentuada. Diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como a linguagem, o vestuário e tradições, bem como a forma como as sociedades se organizam, a sua concepção da moral e da religião, a forma como as pessoas interagem com o ambiente, entre outras coisas. De acordo com a diversidade/relatividade cultural nenhuma cultura é superior ou inferior à outra, todas elas são diferentes. Todas as culturas são formas genuínas de encarar o mundo e de viver humanamente.
Neste filme há um leque bem diferenciado de culturas, com as suas crenças, tradições, sabedorias, etc. e à medida que Xi vai à procura de uma crença da sua civilização, o fim do mundo, para depositar lá a garrafa indesejada, vai apreciando várias “coisas estranhas” como diriam as pessoas pertencentes à sua cultura. Habituado a ver só coisas naturais é confrontado com outras civilizações e consequentemente várias outras regras que para ele são estranhas pois para ele não existem regras dentro da sua cultura, tal como não existe.
As outras civilizações presentes no filme são provenientes de vários processos de aculturação. Por exemplo, utilizam carros, originais dos países desenvolvidos, cumprem leis estipuladas por um governo original das civilizações da Europa antiga, utilizavam a língua inglesa, original da Inglaterra, etc. Estas, embora tenham características na sua cultura que diferenciam de outras culturas, apresentam várias características em comum pelo que a aculturação é o processo de contacto entre culturas diferentes e as suas consequências. Refere-se tanto à interação direta entre culturas como à exposição de uma cultura a outra através dos “mas media” ou de outras formas de comunicação. A aculturação supõe a assimilação de um grupo de uma cultura por uma outra cultura, resultando na alteração dessa cultura e em modificações na identidade do grupo. É o processo que permite mudanças nos padrões culturais de ambos os grupos que decorrem desse contacto.
É estes fatores todos que permitem assemelhar este filme à relatividade cultural pois havendo várias civilizações distintas com a sua cultura diferenciada de outros, e verifica-se também se houver contacto de culturas há processos de aculturação e se o contrário acontecer não se verifica esses processos.
Foi um bom filme do ponto de vista pedagógico e também do ponto de vista de entretimento, pois trata-se de uma boa comédia que nos faz perceber para que modos uma cultura pode crescer se não tiver interação com outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com