TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia hospitalar e dependência química

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia hospitalar e dependência química

 Objetivo deste trabalho é obter um maior conhecimento sobre a realidade da área de atuação do psicólogo. Dentro da psicologia existem diversas áreas de atuação, dentre elas a psicologia hospitalar, onde o psicólogo faz um trabalho com uma abrangência considerada bastante grande, não atingindo apenas o individuo enfermo, com um beneficio da sua atuação que recai sobre a coletividade dos doentes, e não apenas a indivíduos específicos, seu trabalho é estendido a todos os familiares, cuidadores e a toda equipe que trabalha no hospital.

 Foi realizada uma entrevista com um profissional na área de dependência química.

 O psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundários e terciários de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e Inter consultoria.

 A Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento de aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Não trata apenas aquelas doenças com causas psicológicas classicamente denominadas psicossomáticas, mas sim dos aspectos psicológicos existentes em toda e qualquer doença.

 A finalidade da psicologia hospitalar é ajudar o paciente a atravessar a experiência do adoecimento. Enquanto a medicina objetiva curar a doença, a psicologia hospitalar busca reposicionar o sujeito em relação a sua doença.

 O psicólogo hospitalar é aquele que reúne o conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais para dar a melhor assistência aos pacientes hospitalizados, sem se limitar ao tempo da hospitalização.

 Existem seis tarefas básicas do psicólogo hospitalar: 1) função de coordenação. 2) função de ajuda a adaptação. 3) função de interconsulta. 4) função de enlace. 5) função assistencial direta. 6) função de gestão de recursos humanos.

 O psicólogo hospitalar deve fazer o uso de técnicas de instrumentos para melhor realizar o seu trabalho: atendimento grupal, individual, atividade com a equipe de saúde. Instrumento como: ficha de triagem hospitalar, ficha de admissão e avaliação psicológica e acompanhamento psicológico hospitalar.

 Intervenção multidisciplinar: psicólogos de hospitais públicos e privados colaboram com praticas multidisciplinares voltados para grupos de pacientes ou familiares de unidades de intervenção e de ambulatórios.

 O psicólogo hospitalar deve ser flexível e tolerante a frustação, em muitas situações precisa aguardar o tempo do paciente, dos profissionais e da própria instituição.

 É importante para o psicólogo manter um acompanhamento junto com a família do doente.

 O profissional devera sempre apresentar uma postura carregada de disposição para compartilhar de suas experiências profissionais e a flexibilidade para aprender com os outros profissionais da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com