TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia publica

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA - FASI

PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Trabalho – Evolução da Saúde no Brasil / ICS[pic 2]

CURSO: PSICOLOGIA

3º Período Noturno  

Professor: Márcio Diniz Carvalho

Data: 10_/09_/2015

VALOR: 3,00

NOTA ________

Acadêmico (a):Maria de Fátima Souza

A evolução da saúde no Brasil

Após assistir ao filme sobre a “história das políticas públicas de saúde no Brasil” que retrata sua evolução desde os anos de 1900 até os dias de hoje, faça um paralelo da evolução da saúde no Brasil antes da instituição do SUS e a partir dele, com suas regulamentações, evoluções, dificuldades e aplicabilidade da assistência junto à população.

O filme  políticas de saúde publicas no  Brasil  relata o antes  e o depois da implantação de sistema único de saúde (SUS) e a luta dos trabalhadores  por direitos iguais e tratamentos digno  e a erradicação das epidemias  que assolavam o pais  e era  tratada como descaso pelos governos e muitas vezes expulsavam os doentes dos centros urbanos , que eram tratados como criminosos , e acabavam morrendo  por falta de cuidados e assistência  medicas.largados em lugares impróprios , a própria sorte.

O filme inicia com o surto de epidemias que desperta a preocupação na população dos trabalhadores  pelo descaso em relação ao tratamento entre ricos e pobres. Enquanto os ricos tinham  assistência medica os pobres dependiam de benzedeiras e da caridade

A preocupação dos políticos em relação as doenças era a diminuição da produção e exportação do café , as a população lutavam por igualdades e direitos no tratamentos.

As milhares de mortes pela gripe espanhola e a insatisfação da população   dos operários movam as primeiras greves e a revoltas dos excluídos pobres e desassistidos que inicia –se os acordos entre patrões e empregados  , a  era  Vargas apresenta a lei que  passa a regulamentar o direito a aposentadoria e pensões , caixa de aposentadoria e pensões ,(CAPS),

Em 1939 Getulio Vargas unifica as caixas de aposentadorias e pensões  

 E convoca em seguida a constituinte e em 1934 foram criados os institutos de aposentadoria e pensões (IAPs) que passam garantir assistência medicas e aposentadoria aos trabalhadores , contudo os recursos adquiridos cm os salarios dos trabalhadores foram  investidos  na industrialização brasileira. Na década de 1960, Brasília é criada, e o governo brasileiro investe para trazer fábricas automobilísticas, cresce a industrialização. Acontece nesse período a expansão da medicina de lucro, onde empresas médicas prestam serviços médicos privados, com hospitais próprios. Em 1964 quando Janio Quadros assume a presidência da república, ele tenta a reforma da saúde, mas os militares tomam o poder, e com o golpe militar instaura-se a ditadura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (314.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com