TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia resumo da história

Por:   •  20/9/2018  •  Resenha  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE UNOESTE

TRABALHO: O SURGIMENTO

DA PSICOLOGIA NA HISTORIA

GIOVANA BOIM REGINATO

UNOESTE

2018

PRIMORDIOS

A história do pensamento humano tem seu apoio entre os gregos em 700 ac, sendo o povo mais desenvolvido nessa época, os gregos começaram a se expandir, construir cidades estados e com isso adquirir mais riquezas, geraram a necessidade de avanço na agricultura, arquitetura e na própria organização social. Esses avanços permitiram que o homem estudasse as coisas do espirito, filosofia e arte.

Entre os próprios filósofos houve a 1º tentativa de sistematizar uma psicologia, “estudo da alma”.

-Sócrates um filosofo grego, que faz com que a psicologia ganhe consistência na antiguidade, onde sua principal preocupação era com o limite que separa o homem do animal, no qual ele afirmou que a característica que os separava era a RAZAO.

-Platão (427-342 ac) discípulo de Sócrates, formulou uma “teoria”, no qual postulava a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo.

-Aristóteles (384-322 ac) discípulo de Platão, formulou outra “teoria”, que afirmava a mortalidade da alma e a sua relação de pertencimento ao corpo.

IDADE MEDIA

Psicologia neste período se relacionava com o conhecimento religioso devido o aparecimento do cristianismo que dominava o poder político, econômico e consequentemente o saber (o estudo do psiquismo também).

-Santo Agostinho filosofo da época, afirmava que a alma (imortal por ligar o homem a Deus) não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem.

-São Tomas de Aquino outro filosofo, viveu o início da ruptura com a Igreja Católica e o surgimento do Protestantismo, porem encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da igreja e garantir para ela o monopólio de estudo do psiquismo, ele assim faz distinção de essência e existência afirmando que somente Deus era capaz de reuni-las em termos de igualdade.

RENASCIMENTO

O mercantilismo leva a descoberta de novas terras e riquezas, com isso surge a transição para o capitalismo, onde começa a emergir uma nova organização econômica, social e a valorização do homem.

-Galileu em 1610 estuda a queda dos corpos realizando as 1º experiências da física moderna, isso dá início a sistematização do conhecimento cientifico (regras básicas, estabelecer métodos).

-Rene Descartes em 1596 a 1659 contribui-o para o avanço da ciência onde afirma a separação entre mente (alma) e o corpo, que o homem possui substancia material e outra pensante, e que o corpo desprovido do espirito é apenas uma máquina.

Através dessa separação se torna possível o estudo do corpo humano morto, e dessa forma auxilia o avanço da anatomia e a fisiologia que contribui para o progresso da psicologia.

ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTIFICA

No século 19 há um grande impulso para o desenvolvimento da ciência devido a industrialização, com isso o conhecimento tornou-se independente da fé, o mundo se moveu e a racionalidade do homem apareceu como a grande possibilidade de construção do conhecimento.

-Darwin,” enterra” o antropocentrismo com a tese evolucionista.

-Augusto Conte, no positivismo que vê a necessidade de maior rigor cientifico na construção do conhecimento na ciência humana através da ciência natural a física como construção de conhecimento.

-Lei de Fechner-Weber tem sua formulação em 1860, que estabelece a relação entre estimulo e sensação permitindo sua mensuração. Foi muito importante para história da psicologia que possibilitou a medida do fenômeno psicológico, com isso eles vão adquirindo status científicos.

-Wundt em 1869, cria o 1º laboratório para realizar experimento na área de psicologia, ele é considerado o pai da psicologia cientifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com