TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicoterapia Breve

Artigo: Psicoterapia Breve. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 2

“A PRIMEIRA ENTREVISTA EM PSICOTERAPIA BREVE"

Vimos que no texto abordado em sala de aula a importância do primeiro contato inicial do paciente no processo da psicoterapia breve que é imprescindível para a motivação do mesmo em continua sua terapia ou não. Dentro deste contexto o paciente tem que acreditar que o seu sofrimento psíquico vai ser resolvido e sanado. Mas vimos que neste primeiro contato não esta explicito uma estrutura especifica para essa terapia, pois a compreensão da mesma é distorcida pensando que seria como a tradicional clinica ou psicanalítica, mesmo que Fiorini usa como base a psicanalise para este tipo de entrevista, pois mostra o terapeuta no lugar do sujeito do saber ao contrario da postura psicanalítica.

Na primeira situação mostra-nos o momento em que a coleta de dados é feita que possa vir a ser um tempo muito longo, mas o objetivo não é atingir todos os aspectos de mudança estrutural, onde o terapeuta será o catalisador nesse processo.

No segundo momento destaca-se o estilo de entrevista realizada e como será devolvida para o paciente. Entretanto esta entrevista não terá as funções de diagnósticos ou acerto de um contrato, mas também de processo terapêutico.

Este esclarecimento de Fiorini é voltado, mas para as expectativas futuras e a realidade social do paciente, focaliza o conteúdo através de transferências para diluir os obstáculos, tornando consciente o inconsciente da situação atual do paciente resolvido de modo diretivo negligenciando os outros aspectos da personalidade, só que o autor destaca que este material deixará de ser importante se for irrelevante para o foco em questão.

Portanto ele foca que a entrevista inicial é onde determina a relação terapêutica, o diagnostico determina que tipo de tratamento seja realizado e com o conteúdo global do paciente para que possa facilitar o clareamento neste processo, mostrando qual o papel de cada um e o que se esperar dos mesmos usando fases de tarefas para estabelecer metas a ser atingidas em prazos previsíveis e este tempo de tratamento torna-se indesejável para um desenvolvimento de longa duração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com