TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicoterapia Valdemar Augusto Angerami Camon

Trabalho acadêmico: Psicoterapia Valdemar Augusto Angerami Camon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A abordagem do livro Psicoterapia Fenomenológico Existencial, de Valdemar Augusto Angerami Camon, se trata dos aspectos essenciais da psicoterapia e dos diversos detalhes que permeiam este processo, ditando seu sucesso ou fracasso, além de como o psicoterapeuta e seu paciente passam por ele. O primeiro capítulo, escrito pelo próprio Angerami Camon, e do qual trata esta resenha, introduz o leitor ao texto da publicação, fazendo a imersão do leitor à psicoterapia, com detalhes detalhados das atuações nos respectivos casos .

DESENVOLVIMENTO

Nesta primeira etapa foi observada a valorização da psicoterapia como solução para a vida de pessoas que não se adaptam no mundo em que vivem, tornando cada vez mais difícil de a capacidade de se socializar em um ambiente e suportar sua existência e suas relações. Fascinado pelo resultado da redescoberta e ressignificação de experiências, a psicoterapia, tem o objetivo de ampliar a visão do cliente tornando-o mais perceptivo e com possibilidades de abranger o mundo em que está inserido. Dependendo da visão e experiência de cada ser humano, para o mesmo enxergar um outro lado da cituação, ter atitude e uma das principais abordagens, quanto à percepção dos fatos, a pessoa percebe que é capaz de mudar algo referente ao cotidiano somente através de suas experiências, sendo que para isso é necessário torná-los reais para que o paciente possa refletir sobre suas questões e ter consciência da realidade. O psicoterapeuta deve respeitar o tempo de cada paciente, pois existem diferenças entre as pessoas. Segundo Merleau-Ponty, a união entre alma e o corpo, não é selada e se realiza a cada instante no movimento da existência. Dessa forma podemos afirmar que o cliente através de sua decisão em mudar, revelará a sua potencialidade e é através da mudança diária e lenta que os resultados poderão se tornar positivos. O referente trabalho foi desenvolvido para que as pessoas reflitam sobre suas experiências de vida e sobre estimular formas ou caminhos para a resolução de seus problemas, levar o homem à compreensão de tudo o que está a sua volta, obter questionamento a sua própria existência, esclarecer dúvidas, resolver inúmeros problemas e inserir-se na sua história como ser humano.

AFINIDADES E CONCEPÇÕES DE VALORES

A segunda abordagem em questão aborda os principais pontos para o sucesso de um relacionamento psicoterápico e esclarece a luz de Merleau-Ponty o caminho de percepção que devemos trilhar dentro da relação, psicoterapeuta e cliente, para chegarmos ao nível de afinidade e confiança esperado e assim atingirmos o objetivo. São evidentes os diversos fatores que levam uma relação terapêutica ao fracasso, todavia, o que é percebido através da verbalização tem seu valor considerável e é a ferramenta mais usada. Para que o cliente tenha êxito na sua fala, ou seja, para que através dela ele possa viver momentos de descoberta, de ressignificação das suas questões é fundamental que o terapeuta explore uma relação de confiança com o cliente que só é possível após algumas sessões. Mesmo que o cliente venha com uma fala de difícil entendimento, para obter uma melhor compreensão de valores e culturas não vivenciadas pelo terapeuta, é através da afinidade e percepção que se dará o progresso da relação psicoterápica. Toda relação precisa de energia prazerosa para que se mantenha, assim também.

A Pratica da psicoterapia, se origina quando o cliente se descobre através da sua propia fala ou através da fala do seu psicoterapeuta essa energia se faz presente e o cliente vive na prática o objetivo. Citamos a existência da energia dolorosa, que também é fonte de prazer e dá sentido a relação psicoterápica, o paciente se depara com momentos sofridos de sua existência aonde ele não consegue por si só entender ou interpretar o que viveu ou vive, logo o psicoterapeuta por meio da percepção defini e agrega uma série de aspectos sobre tal assunto e começa a interagir com o cliente, a partir dessa etapa o cliente começa a definir questão e entender suas incógnitas de vida se preparando para enfrentar seus problemas sem que haja um declínio, e venha transforma tudo em motivo de mudanças para sua vida. A psicoterapia é um trabalho que busca o sentido de vida para pessoas que o buscam o esclarecimento de si só, não se trata simplesmente de um feedback sobre questões pessoais, é sobre tudo um amplo entendimento de grandeza da pessoa, leva o individuo a compreender o poder que tem sobre a realidade e tempo que vive.

Há um preconceito em relação à mística ou religiosidade por parte de muitos psicoterapeutas, isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com