TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psiologia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Psiologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DO DESAFIO AO PROFESSOR

CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE

IDENTIFICAÇÃO

Curso: Pedagogia Série: 2ª Disciplina: Teorias da Aprendizagem

Nomes dos alunos RA Nomes dos alunos RA

Ângela M. Martins

Déborah Mello

Gilda Albergoni

Mariella C. Cuofano 4143242569

4111206807

4185265248

4187264147 Patrícia Reigota

Renata Gomes Dersilva

4157250263

4142198314

CONCEITUAÇÃO

1. Apresente uma definição de “Desenvolvimento Humano”

A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta características próprias de sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudos e pesquisas de Piaget demonstram que existem formas de perceber compreender e se comportar diante do mundo próprio de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.

2. Aponte os fatores que influenciam o “Desenvolvimento Humano”

Vários fatores indissociados e em permanente interação afetam os aspectos do desenvolvimento, são elas:

*HEREDITARIEDADE: a carga genética estabelece o potencial do indivíduo que pode ou não desenvolver-se.

*CRESCIMENTO ORGÂNICO: refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamento e um domínio do mundo que antes não existiam.

*MATRAÇÃO NEUROFISIOLÓGICA: é o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização das crianças por exemplo depende dessa maturação.

*MEIO: o conjunto de influências e estimulação altera os padrões comportamentais do indivíduo. Por exemplo, se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de 3 anos pode ter um repertório verbal muito maior do que a médias das crianças da sua idade.

3. Apresente os principais aspectos do “Desenvolvimento Humano”

O desenvolvimento humano pode ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos:

*ASPECTO FÍSICO MOTOR: refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos de exercício do próprio corpo.

*ASPECTO INTELECTUAL: é a capacidade de pensamento e raciocínio.

*ASPECTO AFETIVO EMOCIONAL: é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte este aspecto.

*ASPECTO SOCIAL: é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

4. Justifique a importância do conhecimento do “Desenvolvimento Humano” para a educação.

Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo reconhecer as individualidades. O eu nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.

1. QUADRO SÍNTESE

1.1. Quadro 1

TEORIAS CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO

Nome da teoria Behaviorismo

Autor principal Jonh B. Watson

Foco principal do estudo Comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento, análise do comportamento.

Concepção quanto ao(s) elemento(s) que mais influenciam o desenvolvimento para o homem O comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação dos hábitos.

Fonte de conhecimento para o homem Comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta, ambiente-sujeito.

Visão de homem Tocar um instrumento, dançar um determinado estilo, são exemplos de comportamentos que influenciam o homem.

Influências/efeitos/aplicação da teoria na educação Professores que aceitam a perspectiva comportamentalista assumem que o comportamento dos estudantes é uma resposta ao seu ambiente passado e presente e que todo comportamento é aprendido. Como decorrência, qualquer comportamento poder ser analisado em termos de seu histórico de reforços. Uma vez que a aprendizagem é uma forma de modificação de comportamento, a responsabilidade do professor é construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado.

Papel da educação/professor no desenvolvimento humano Reforçar o comportamento desejado que seja oposto e que eventualmente substitua os padrões do comportamento indesejado. Enfraquecer o comportamento indesejado removendo os eventos de reforço que mantém aquele comportamento.

Principais críticas formuladas à corrente/teoria O Behaviorismo Radical de B. F. Skinner é constantemente acusado de eliminar a mente de sua explicação do comportamento humano. Uma análise do livro “The Concepto of Mind”, de Gilbert Ryle, sugere a possibilidades de defender a existência de uma mente relacional, diferente da categoria de existência da mente defendida em interpretações cartesianas (mente substancial).

Posição da equipe quanto à utilização dos conceitos da teoria no trabalho pedagógico Usando a técnica da saciação que é o procedimento que encoraja uma pessoa a engajar-se num comportamento problema repetidamente até que se canse dele. Mudando as condições de estímulos que influenciam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com