TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA/ PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA        

UNIDERP POLO- BELÉM – REPÚBLICA 7224

CURSO/ PEDAGOGIA/ N20

FABIANE CRISTINA SIQUEIRA - RA: 397722        

MARIA IZABEL SOUZA - RA: 396212        

NOEME DE SOUZA FREITAS - RA: 385749

DISCIPLINA/ PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROF.ª. Msc. HELENROSE A. da S. PEDROSO COELHO

BELÉM/ 15/ 09/ 2012

[pic 2]

O presente relatório destaca as contribuições e teorias sobre os funcionamentos psicológicos, presente na educação, na visão da psicologia. Vamos demonstrar suas relações à educação, demonstrando suas importâncias de maneira atual e refletindo sobre o papel fundamental para a construção da identidade do indivíduo, na pratica da aprendizagem através da troca de conhecimento. Citando as pesquisas de alguns teóricos como: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vygotsky.  

Freud

Sigmund Freud nasceu em 6 /05/de 1856, na Morávia, Império Austríaco atualmente pertencente à República Theca, falecendo em 23/ 09/ de 1939, aos 83 anos na Inglaterra. Intitulado como o fundador da psicanálise. "Nenhuma das aplicações da psicanálise excitou tanto interesse e despertou tantas esperanças (...) quanto seu emprego na teoria e na prática da educação" (Freud, 1925).

A psicanálise é constituída das teorias sobre o funcionamento humano em termos psicológicos, e as técnicas de tratamento. Da mesma forma que a anatomia e a fisiologia, conhecimentos fundamentais, dão uma base sólida a todas aquelas especialidades acima mencionadas, o conhecimento psicanalítico também fornece fundamentos para uma série de atividades, tais como a educação, a psicologia individual e social.Procuramos mostrar a importância da psicanálise para a reflexão sobre a produção do conhecimento, sobre a relação professor-aluno e para a denúncia de posturas pedagógicas meramente adaptativas.

Possível de ser apreendida na educação por meio de parâmetros pedagógicos que não têm aprofundado sua reflexão sobre a cultura e a teoria do conhecimento, a psicanálise esta centrada inicialmente na terapia de doenças emocionais, contribuindo em muito na área social e na pedagogia, pois o ato de educar está intimamente relacionado como desenvolvimento humano, especialmente do aparelho psíquico.Através das reflexões feitas pelo psicanalista, podemos entender melhor enquanto educadores, como se processa em nossos educando o desenvolvimento emocional e mental, pois o ser humano constitui-se como um todo, razão e emoção.

As maiores contribuições da Psicanáliseforamosestudos do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem, estudo dos vários tipos de pensamento, da aprendizagem através dos processos de identificação e dos processos de transferência que ocorrem na relação professor-aluno. A aprendizagem por identificação mostra que através de modelos de pessoas que lhes foram significativas o ser humano motiva-se no sentido de equiparar a elas sua auto-imagem.

Segundo Freud, os estudos psicanalíticos devem direcionar-se mais a auxiliar o educador na difícil tarefa de educar, missão quase impossível de ser realizada plenamente, pois o ser humano vive numa constante luta entre suas forças internas, regidas pelo princípio do prazer (id) e as forças externas que impõem juízos de valor (superego) sobre esses desejos. O educador precisa ajudar o educando a buscar esse equilíbrio na construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz, lhe possibilitando o desejo de se igualar a alguém que lhe é admirável.

A teoria de Freud destaca a importância da relação professor-aluno. É necessário que o professor saiba sintonizar-se emocionalmente com seus alunos, pois depende muito desse relacionamento, dessa empatia, estabelecer um clima favorável à aprendizagem. Os estudos psicanalíticos revelam que o ser humano transfere situações vivenciadas anteriormente, bem como demonstra resistências a experiências uma vez reprimidas,aplicadas ainda hoje na educação. Cada vez mais é preciso revê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno tanto emocional quanto mental.

Ainda temos um sistema educacional, que infelizmente trata os alunos como iguais, usando metodologias que ignoram as diferenças, os professores muitas vezes não conseguem analisar mais profundamente os porquês de determinados fracassos escolares, osquais podem estar correlacionados a problemas emocionais ou a metodologias equivocadas que não respeitam a forma de construção do pensamento e as etapas evolutivas dos educando.

A competência profissional muitas vezes duvidosa dos docentes, o modelo institucional-autoritário, aplicado ao indivíduo ainda em formação, o sujeita em sua fragilidade a esse meio,são alguns exemplos de composiçãoque retratam a educação em nosso país.Refletir sobre esta questão requer, a princípio, uma postura política, ideológica e, essencialmente, uma postura de humildade, se colocandosempre no papel de aprendiz da construção do conhecimento, de aprendiz da aquisição dos saberes que fundamentam a relação ensino-aprendizagem.

Concluímos sobre a referente teoria, que muito se tem falado sobre os problemas da educação: professores insatisfeitos, alunos desinteressados, drogas nas escolas, violência de alunos a colegas e professores, defasagem escolar, índices de analfabetismo, o respeito e valor que a escola adquiriu como instituição parece-nos bastante defasado.A educação hoje se apresenta à mercê da transgressão, do descrédito e desrespeito de discentes e docentes. O sistema não pode enquadrar o aluno a normas as quais se acredita que os façam aprender, no intuito de ver este se tornar um ser ideal, pois cada um exerce suas características e funções, para o desenvolvimento da aprendizagem de forma diferenciada. Não se pode comprovar que as normas de adaptação criada pelo sistema, é melhor maneira de criar um elo entre professor-aluno para um desenvolvimento completo.

Piaget

Jean Wiliam Fritz Piaget, psicólogo nasceu a 9 de agosto de 1890 em Neuchâtel na Suíça e morreu a 16 de setembro de 1980, aos 84 anos em Genebra na Suíça.Com apenas 10 anos apresentou, na forma de uma nota, seu primeiro trabalho científico sobre um pardal albino que observara num parque público.Um dos mais importantes pesquisadores da educação e pedagogia.Especializou-se em psicologia evolutiva e no estudo da epistemologia genética. Seus estudos sobre a pedagogia revolucionaram a educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (480.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com