TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE O AUTOR: Pichon Rivière

Por:   •  17/10/2019  •  Seminário  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 9

VILA VELHA

2018

QUESTÕES SOBRE O AUTOR: Pichon Rivière

1- Narre uma breve biografia do autor elucidando quais as relações entre fatos de sua vida e sua obra.

Enrique Pichon Rivière nasceu 25 de junho de 1907 em Genebra , foi um psiquiatra e psicanalista suíço nacionalizado argentino.

Seus pais eram franceses. Aos 18 anos vai para Rosário estudar Medicina. Fica seis meses, contrai pneumonia e volta para Goya. Trabalhou temporariamente preparando alunos para entrar no Colégio Nacional. Depois de alguns meses voltou para Buenos Aires e vai morar na "A Pensão do Francês".

Estudando Medicina tem problemas com os professores em relação ao método de ensino: questionava a pratica de ensinar (aulas práticas com cadáveres) que para ele estava distante dos propósitos de cura. Vê mais uma vez a contradição: os alunos eram preparados para os mortos não para os vivos. Estuda psiquiatria como autodidata. Inicia seus estudos anos antes de entrar na Faculdade de Medicina, pois buscava a psiquiatria e queria através dela entender o mistério da tristeza. Teve todo um cuidado em abordar seu paciente integrando os dois pontos de vista: o físico e o psíquico. Desarticula assim a desunião entre mente e corpo.

Pichon Rivieri começou a trabalhar com grupos na medida em que observava a influência do grupo familiar em seus pacientes. Sua pratica psiquiátrica esteve subsidiada principalmente pela psicanálise e pela psicologia social, sendo ele o fundador tanto da Escola Psicanalitica Argentina (1940) como do Instituto Argentino de Estudos Sociais (1953). Para o autor, o objetivo de formação do profissional deve instrumentar o sujeito para uma pratica de transformação de si, dos outros e do contexto em que deve haver uma relação dialética entre sujeito e objeto e não uma visão unilateral estereotipada e cristalizada.

Pichon desenvolve inúmeras atividades, dentre elas:

• Funda a Associação Psicanalítica Argentina;

• Funda o primeiro serviço especializado de atendimento para crianças e adolescentes;

• Funda o Clube de Futebol Matienzo;

• Fundador do Partido Socialista;

• Candidato a Deputado pelo Partido Socialista;

• Crítico de arte da revista Nervio;

• Secretário do Comitê de Ajuda a Espanha Republicana;

• Funda a IADES – Instituto Argentino de Estudos Sociais;

• Membro titular da Associação Psicanalítica do Brasil.

Em 1975, havia começado a acusar os efeitos de uma longa enfermidade, mesmo assim continua trabalhando como professor, e como psicanalista até a sua morte. Faleceu em Buenos Aires, num sábado, 16 de julho de 1977, aos 70 anos.

2- Para Pichon-Reviere, o que é um grupo operativo? Quais devem ser os objetivos de quaisquer desses grupos?

A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupo, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.

3- O autor define o que é conceito de ECRO individual e grupal. Defina o que significa ECRO, para o autor.

Pichón-Riviére define ECRO, como um conjunto organizado de conceitos gerais, teóricos, referidos a um setor do real, a um determinado universo de discurso, que permite uma aproximação instrumental ao objeto particular (apud ADAMSOM, 2008, p. 01). De maneira mais clara, pode-se dizer que ECRO é o conjunto de experiências, conhecimentos e afetos com os quais o sujeito pensa/sente/age.

4- Pichon-Reviere utiliza uma representação gráfica- o cone invertido- para mostrar o movimento de estruturação, destruturação e reestruturação de um grupo. Explique esse cone, e discuta os seis vetores presentes em um grupo, que possibilitam verificar os efeitos da mudança nesse contexto grupal.

O cone invertido é um instrumento que visualiza uma representação gráfica em que estão incluídos seis vetores de análise articulados entre si, que possibilitam verificar os efeitos da mudança.

Os seis vetores:

1) Pertença: consiste na sensação de sentir-se parte;

2) Cooperação: consiste nas ações com o outro;

3) Pertinência: na eficácia com que se realizam as ações.

4) Comunicação: Pode ser caracterizadas como o processo de intercâmbio de informação, que pode ser entendido desde o ponto de vista, da teoria da comunicação, ou apartir da teoria psicanalítica.

5) Aprendizagem: como a preensão instrumental da realidade.

6) Telé: palavra de origem grega, tomada de Moreno-, como a distância afetiva (positiva- negativa).

5-O autor nos ensina que vetores discutidos na questão anterior se constituem em diferentes momentos dos grupos: na pré-tarefa, tarefa e projeto. Defina cada um desses momentos grupais.

Pré-tarefa é caracterizado pelas resistências dos integrantes do grupo ao contato com os outros e consigo mesmo, na medida em que o novo, o grupo, gera ansiedade e medo, medo de perder o próprio referencial, de se deparar com algo que possa surpreender e por sua vez suspender suas velhas e

Cômodas certezas acerca de si e do mundo. A partir do momento em que é possível elaborar as ansiedades básicas, romper com as estereotipias, abrir-se para o novo e o desconhecido, pode se dizer que o grupo está na tarefa.

A tarefa é a trajetória que o grupo percorre para atingir seus objetivos, ela está relacionada ao modo como cada integrante interage a partir de suas próprias necessidades. Compartilhar essas necessidades em torno dos objetivos comuns do grupo pressupõe flexibilidade, descentramento e perspectiva de abertura para o novo. Quando o grupo aprende a problematizar as dificuldades que emergem no momento da realização de seus objetivos, podemos dizer que ele entrou em tarefa, pois a elaboração de um projeto comum já é possível e este grupo pode passar a operar um projeto de mudanças.

Projeto: é o que o grupo que tem como objetivo em comum e como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com