TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qd Nietzsche Chorou

Por:   •  23/4/2015  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

PERRY, Pinchas. Quando Nietzsche Chorou (Filme). EUA, 2007. Drama, 106 min.

Primeiramente, falaremos sobre Lou Salomé, uma bela e russa moça, que teve antigas relações com o filósofo Nietzsche. O mesmo começou a enviar cartas com o propósito de mostrar a ela sua intenção suicida, após ser negado sentimentalmente. Assim acontece o encontro entre a Russa, e o famoso fisiologista Josef Breuer (Mentor de Freud). O pedido feito ao médico era para que mostrasse ao filósofo que valia a pena continuar vivo, usando o método da cura pela fala.

As dores de cabeça de Nietzsche foram o pretexto para Breuer conseguir a confiança do mesmo, e o fazendo assim aceitar ser examinado. Podemos destacar que as dores físicas são extremamente interligadas com o seu psicológico. Querendo chegar nessa ancora de sentimentos de Nietzsche, o fisiologista então decidi fazer uma troca de ‘favores’, onde ambos seriam curados de seus tormentos.

Breuer é intimado por Nietzsche, e começa a ver seus medos e desejos reprimidos. O mesmo começa a contar os sonhos que começará a ter. Freud e Breuer começam a analisar a ligação entre o consciente e o inconsciente.

Em uma exata parte do filme, Nietzsche pede à Breuer para se deitar, especificando que está posição ativa à memória. Ele então usa o processo de associação de ideias, é como falar livremente sobre o que vier a sua mente.

Ao tratar Breuer, nota-se que existe também um movimento inconsciente em Nietzsche. Breuer continua com seus sonhos, incluindo os que envolviam Anna O. (Antiga paciente do mesmo que sofria de Histeria).

Durante uma hipnose feita por Freud, a pedido do fisiologista, que estava se sentindo completamente infeliz com a sua vida, após ouvir algumas vezes de Nietzsche que poderia seguir um caminho diferente. A hipnose possibilitava que o mesmo vivesse um romance com Anna O., mas ele a perde, e assim, este desejo é repudiado, curando-o totalmente.

Chegando ao final do filme, Nietzsche finalmente se abre com Breuer, contando-o livremente sobre o seu amor por Lou Salomé, que logo após recebe a revelação que a mesma foi procurar o médico para ajudar o filósofo.

No momento que isso ocorre, Nietzsche chora lamentando sobre sua solidão, e minutos depois, ambos se despedem concluindo juntos que obtiveram o resultado da cura por meio da fala.

Palavras-chave: Cura pela fala, Nietzsche, Josef Breuer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com