TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais objetivos da ergonomia?

Projeto de pesquisa: Quais são os principais objetivos da ergonomia?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

Após a leitura do texto auxiliar, e pesquisas sobre o tema, chegamos as seguintes respostas para as perguntas expostas para serem analisadas:

Passo 2.

Questões:

1 - Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

A ergonomia está ligada diretamente ao desempenho do sistema produtivo, tentando reduzir as consequências nocivas sobre o trabalhador, reduzindo a fadiga, estresse, erros e acidentes, dando satisfação saúde e segurança no desenvolvimento das tarefas de sistema produtivo.

2 - Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

A presença da ergonomia vem sendo notada há muitos anos, quando um homem pré-histórico escolheu uma pedra que melhor se adaptasse a sua mão, para usá-la como arma, facilitando suas tarefas, como caçar cortar e esmagar.

já com a produção artesanal essa preocupação também esteve presente, mas esse problema se tornou mais constante com a revolução industrial, pois as fábricas eram sujas, escuras e barulhentas. com o decorrer do tempo foram surgindo estudo sobre as filosofias de trabalho.

Logo após a I Guerra Mundial foi criado o instituto de pesquisa da fadiga industrial, incentivados pelo esforço excessivo dos operadores para o aumento da produção de armamentos.

Já na II Guerra Mundial foram explorados ao máximo os conhecimento científicos e tecnológicos para construção de submarinos, tanques, radares, sistemas contra incêndio e aviões, devido às produções exigirem muitas habilidades dos operadores. Os erros e acidentes começaram a ficar frequentes, fazendo com que dobrasse o esforço das pesquisas para adaptar esses instrumentos aos operadores, reduzindo os acidentes e a fadiga, melhorando então a produção.

3 - Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A ergonomia evoluiu de acordo com as necessidades do ser humano. Com o passar do tempo, à medida que o trabalho e a industrialização foram se desenvolvendo, passaram a buscar melhores condições de trabalho para ser humano, visando proporcionar conforto, saúde, segurança, satisfação e eficiência na realização dos trabalhos.

4 - No que consiste a abordagem macroergonômica?

É o desenvolvimento e aplicação da tecnologia homem-máquina, em um nível macro em toda a organização, produzindo uma melhoria da segurança, saúde e produtividade em toda a empresa, reduzindo assim erros e acidentes.

5 - Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

Na indústria, agricultura, setor de serviços, e na vida diária do cidadão comum.

Passo 3.

Após responder as perguntas, entrevistamos 5 pessoas do nosso cotidiano para analisarmos o real conhecimento delas sobre Ergonomia. A entrevista foi realizada com base nas seguintes perguntas.

1 - O que é ergonomia? O que você conhece sobre o assunto?

2 – Quando surgiu? Em que época?

3 – Onde pode ser aplicada?

*Emília Dayana Lopes - Estudante de Recursos Humanos – Unic Rondonópolis

1 - É algo do tipo que estuda as formas de interação e comportamento das pessoas, Tipo no trabalho, a forma como desenvolvem seu trabalho, como se sentam, postura essas coisas.

2 - Quando começaram a surgir os problemas, quando os homens eram primitivos eles já desenvolviam o trabalho. Como outros estudos esse também foi criado com o tempo, provavelmente quando começaram a surgir os instrumentos de trabalho que exijam certa postura, ou comportamento.

3 - Em todas as áreas. Creio que seja uma forma de adequar o trabalho ao trabalhador, devido às doenças relacionadas ao trabalho.

*Romualdo José da Silva Neto – Técnico em Edificações.

1 - Ergonomia são um dos riscos ocupacionais que estão presentes nas atividades diárias dos empregados do setor civil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com