TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Utilização Que A Autora Propõe Fazer Dos Contatos Iniciais Com Os Pais?

Artigo: Qual A Utilização Que A Autora Propõe Fazer Dos Contatos Iniciais Com Os Pais?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Qual a utilização que a autora propõe fazer dos contatos iniciais com os pais?

Segundo a autora, o filho não deve estar presente à consulta, mas precisa ser informado sobre a mesma.

É mais freqüente o comparecimento da mãe, excepcionalmente, o pai, os dois, um familiar, um amigo ou responsável, revelando assim, o funcionamento familiar.

Se a entrevista for com os dois pais, é importante não mostrar preferências para não criar conflito, bem como, cuidar para que não pareça um interrogatório.

Durante a entrevista, deve-se obter o motivo da consulta, a história da criança, como transcorre um dia de sua vida atual (domingo, feriado, aniversário, etc.), e como é a relação dos pais entre si, com os filhos e com o meio familiar imediato.

A entrevista deve ser planejada, dirigida e limitada, pois seu objetivo é que os pais falem sobre a criança e não da relação com ela.

É difícil para os pais falarem sobre o que não está bem com o filho. Eles devem sentir que tudo é importante e o psicólogo deve registrar tudo minuciosamente.

A história da criança deve ser investigada em detalhes, desde o anúncio da gravidez, especialmente a resposta emocional da mãe, até os dias atuais, passando pelos sentimentos, evolução dos seus sentimentos, conflitos, natureza do parto (induzido, com anestesia, relação com o médico ou parteira, se os pais conheciam bem o processo, se estavam acordados ou dormindo, acompanhados ou sozinhos), lactância (se o nenê tinha reflexo de sucção, se se prendeu bem ao peito, com quantas horas depois do nascimento, as condições do mamilo, o ritmo de alimentação), se houve algum trauma no nascimento.

A forma de relacionamento mãe/filho dá uma idéia sobre a maternidade. A mãe que recebeu quando filha, tem capacidade de dar ao seu filho, pois quanto mais dá, mais enriquece o vínculo com sua mãe interna.

É importante investigar se a amamentação ocorria sempre no mesmo quarto, na mesma cadeira e postura e em intervalos regulares, bem como, sobre a forma da mãe acalmar a criança quando chorava e como reagia quando pretendia alimentá-lo e ele recusava.

A data do desmame e as condições em que ocorreu deve ser investigada e como eram as relações de dependência e independência entre mãe e filho, assim como,em que momento a criança pronunciou a primeira palavra, se houve atraso na linguagem, a idade em que caminhou, se foi com auxílio de andador, se a criança tinha tendência a cair ao começar a caminhar, se se acidentava facilmente.

A insônia deve ser levada em conta e o período de aparição dos dentes, as condições em que o filho dorme, o uso da chupeta, a idade em que começou a aprendizagem, a forma como se realizou e a atitude da mãe frente à limpeza e à sujeira, as enfermidades, operações ou traumas e se foram acompanhados de intensa reação emocional dos pais, e a sexualidade da criança.

A idade e a maneira como a criança foi ao jardim da infância fala sobre os pais atenderem seu desejo ou se queriam livrar-se dela. É fundamental saber se a criança brincou para entender se ela aprende bem as coisas, bem como, como ela se mostrava na escola.

E importante reconstruir um dia de vida da criança para saber se há ou não atraso no seu desenvolvimento, descrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com