TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho

Exames: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Qualidade de Vida

O conceito de Qualidade de Vida (QV) pode ser expresso com condições de vida que um ser humano necessita. Incluem-se vários parâmetros, como o bem-estar físico, psicológico e emocional, reacionamentos sócias (família e amigos) como também, a educação, entre outros aspectos.

Para garantir uma boa qualidade de vida, é preciso que se possuam hábitos saudáveis, tais como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, procurar por bons relacionamentos sociais, separar um tempo para o lazer, entre outros fatores, como lidar com situações difíceis usando bom humor, que façam o indivíduo se sentir bem.

É importante entender que a qualidade de vida não é o mesmo que padrão de vida, pois padrão de vida refere-se á qualidade e quantidade de bens matérias.

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

Como o nome já diz, a Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações voltado para o bem-estar físico e mental do trabalhador. Ações como estas são compostas por preocupações com a segurança do ambiente físico, tratamento humano e condições favoráveis de realização de tarefas e metas.

A QVT refere-se à satisfação ou insatisfação com a própria carreira. Isto é, pessoas que gostam de seus cargos e tarefas, têm sua Qualidade de Vida no Trabalho mais alta do que aquelas que são infelizes em seu ambiente organizacional.

O livro Gestão da Qualidade de Vida na Empresa diz que “Um ponto que deve ser colocado é que os conceitos QV e QVT são amplos e multidisciplinares (ou interdisciplinares, em alguns casos), portanto, polissêmicos. Temas como saúde, satisfação, motivação, condições de trabalho, estresse, estilos de liderança, ecologia, condições econômicas, dentre outros, permeiam esses conceitos.”.

O que vemos nas organizações hoje?

A palavra Stress não tem sido utilizada com frequência em ambientes de trabalho à toa. O Stress é o resultado da pressão para cumprir metas e prazos, da quantidade de dever a ser cumprido, da desvalorização salarial, dos conflitos internos e até de fatores externos como o transito, que desencadeiam uma série de fatores negativos como a desmotivação, o cansaço e até problemas psicológicos como a depressão. Hoje os funcionários de uma empresa estão sujeitos a esses problemas, é muito difícil encontrar uma empresa que não tenham funcionários com problemas de stress, isso é normal do dia-dia.

Há quem acredite que um pouco de stress seja um bom estimulo para se trabalhar melhor. Isso talvez funcione com algumas pessoas, mas, na maioria dos casos o stress só traz fatores negativos, como tensão, angústia e queda de produtividade.

É por isso que a QVT veio para criar medidas que resolvam esses problemas. Ela cria e sugere soluções como:

• Investimento em gestão de pessoas;

• Remuneração adequada;

• Atenção aos funcionários;

• Planos de carreira;

• Treinamentos;

• Ginástica laboral

Hoje em dia um fator que está presente em varias empresas é a Ginástica Laboral, ela que trás benefícios tanto para a empresa quanto para o funcionário, gera uma paz de espírito, uma alegria, uma vontade de trabalhar com mais prazer e isso trás pontos positivos.

A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais, como por exemplo, a LER (Lesão por Exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com