TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida No Trabalho

Ensaios: Qualidade De Vida No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2015  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 5

3 DISCUSSÃO 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Será abordado neste trabalho a importância da qualidade de vida dos trabalhadores.

Atualmente as organizações percebem a necessidade de investir na qualidade de vida dos trabalhadores. Para isso, desenvolvem ações na busca da humanização de seu de ambiente de trabalho, na promoção da saúde e do bem estar do trabalhador e na prevenção das doenças, principalmente as ocupacionais.

2 DESENVOLVIMENTO

Nas últimas décadas a velocidade das mudanças no mundo globalizado chega a ser assustadora, pois independente da velocidade e da permissão, acontecem e atingem todas as pessoas, de todas as classes sociais e todas as organizações do trabalho. Essa rapidez afeta a estrutura física e psicológica tanto das pessoas quanto das organizações.

Se, de um lado, evoluções no mundo do trabalho melhoram a qualidade dos processos de produção e levam ao desenvolvimento de novos conhecimentos e competências, reforçando a identidade do individuo e sua saúde, por outro lado, exigem aumento da produtividade, excelência, competividade e uma luta para superar a si mesmo. Essas contradições podem trazer sérios sofrimentos prejuízos para saúde quanto são transformadas em sofrimento. (Mendes, Borges, Ferreira, 2002),

O sofrimento no trabalho é vivenciado diante de uma realidade em que as necessidades do trabalhador se contrapõem as em posições e pressões do contexto de trabalho.

Dejours (1992) destaca a organização do trabalho como fonte de prazer e sofrimento, e as estratégias de enfretamento caracterizam uma dinâmica particular a essas vivencia. As estratégias defensivas, por sua vez, podem ser utilizadas pela organização do trabalho para aumentar a produtividade. E a forma como é cobrada essa produtividade é que vai medir o sofrimento e o impacto na saúde do trabalho.

De acordo com Rio (1998), as pressões psicossociais emanadas do ambiente de trabalho são de grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Elas passam grande parte da vida produtiva nesse ambiente que tem forte impacto sobre elas.

A atenção para o clima organizacional é de importância estratégica para o desenvolvimento de condições favoráveis a uma boa qualidade de vida no trabalho e para a prevenção e o controle do estresse e de outros transtornos mentais.

De acordo com França & Rodrigues (1999 p.106), outros fatores que tem sido objeto de estudo do estresse organizacional são: autoritarismo da liderança, execução de tarefas sob repressão, falta de autoridade e de orientação, excesso de trabalho, intervenção do trabalho na vida particular entre outras.

A organização, gerente de linha e especialistas de RH podem colaborar na identificação e redução do estresse no trabalho. Os especialistas de RH podem fazer pesquisas de atitudes para identificar fontes organizacionais de estresse, refinando os procedimentos de seleção e colocação para assegurar a adequação entre pessoa e cargo, bem como pr0por um planejamento ou carreira em função de suas atitudes.

2.1 INTELIGENCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

Gerenciar nossas próprias emoções nos permite levar uma vida mais saudável e equilibrada e viver em harmonia com as pessoas que estão ao nosso redor. Pessoas que sabem reconhecer, as emoções, em si e nos outros, e que sabem administrar aquilo que estão sentindo, constroem relações mais satisfatórias com quem convivem. E esta é uma habilidade fundamental em qualquer posição dentro de uma organização.

Inteligência emocional define como a capacidade de criar motivação para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com